Página inicial > Notícias > Campus Itapina implanta sistema de supervisão de câmaras frigoríficas na Agroindústria

Publicado: Segunda, 21 de Março de 2022, 14h45 | Última atualização em Segunda, 21 de Março de 2022, 16h14

O sistema beneficiará as atividades práticas de ensino e a produção no campus.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes Campus Itapina, concluiu a implantação do sistema de supervisão de câmaras frigoríficas para o controle e monitoramento de temperatura das câmaras de resfriamento e congelamento (câmaras frias) da Coordenadoria de Agroindústria - CIN e também da Coordenadoria de Materiais e Suprimentos - CMS. O Sistema começou a ser implementado em janeiro de 2022 e foi concluído na segunda quinzena de março.

O Campus Itapina investiu aproximadamente R$ 12.000,00 (doze mil) reais na implantação desse sistema em parceria com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia do Ifes, a Facto, que também contribuirá com as atividades de ensino, uma vez que as aulas práticas dos cursos técnicos profissional de nível médio e dos cursos superiores do campus são realizadas na Agroindústria. Segundo a Coordenadora responsável pela Coordenadoria de Agroindústria, servidora Renata Gati Dala Bernardina, o processo de ensino aprendizagem de nossos estudantes será enriquecido com a presença de um processo automatizado na unidade de Agroindústria.

O objetivo dessa implantação é monitorar o funcionamento e a manutenção das temperaturas das câmaras frias localizadas na Agroindústria e no Almoxarifado, para detectar problemas ou alta variação de temperaturas automaticamente e evitar a deterioração de produtos. Com a implantação desse sistema, é possível reduzir custos de manutenção, pois o controle, a operação e o gerenciamento são realizados remotamente. Ainda segunda a coordenadora, "esse monitoramento de temperatura sempre aconteceu de forma presencial e as informações eram inseridas manualmente em planilhas para o controle. Com o sistema automatizado é possível gerar relatórios, fazer o monitoramento 24h por dia da temperatura de todas as câmaras frias e geração de gráficos de desempenho, que agregam no controle de qualidade dos produtos produzidos em nossa agroindústria, mantendo o padrão estabelecido para a segurança alimentar".

A automatização das câmaras de resfriamento e congelamento proporcionará também, economia de mão-de-obra, pois não será necessário manter um servidor de plantão presencialmente aos finais de semana para registro e monitoramento, além de ser mais um dispositivo de segurança, pois o sistema detecta e registra a abertura das portas das câmaras em tempo real. O

Campus Itapina X Facto

Os investimentos nas unidades educativas de produção e na melhoria contínua da qualidade dos produtos é uma realidade graças a um Programa de parceria entre o Campus e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia do Ifes, a Facto. O Programa, criado especialmente para este fim, vem promovendo, desde 2019, uma maior geração de recursos próprios por parte do campus, o que permite mais investimentos e consequentemente melhoria da qualidade dos produtos oferecidos para a comunidade.

2022 Sistema Camara Fria