Página inicial > Notícias > Emoção marca cerimônia de premiação das finais da 10ª Obap

Emoção marca cerimônia de premiação das finais da 10ª Obap

Publicado: Terça, 08 de Março de 2022, 10h11 | Última atualização em Terça, 08 de Março de 2022, 10h14

Drigentes da Rede Federal enalteceram o papel das Olimpíadas para a Educação Profissional e Tecnológica no país

Comemorações, sorrisos e lágrimas de emoção marcaram a premiação da etapa final da 10ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap), no auditório do Campus de Alegre do Ifes, neste sábado (5). A premiação coroou o sucesso do evento, que contou com a participação de 36 equipes de 16 estados do país entre os dias 4 e 5 de março. A Obap é uma competição educacional anual que reúne estudantes e orientadores de instituições públicas e privadas de educação profissional na área de Agropecuária.

Durante a cerimônia, uma solenidade com as falas dos organizadores e patrocinadores também mostrou a importância do evento aos presentes. Para o reitor do Ifes, Jadir Pela, a competição visa estimular o aprendizado prático, mas também possibilitar momentos de vivências e experiências. “Tenho absoluta certeza de que o que vocês viveram aqui no Campus de Alegre vão lembrar para o resto de suas vidas. Todos aqui são vencedoras e vencedores”, disse aos estudantes.

Dirigentes da Rede Federal cumprimentam estudantes premiados na 10ª Obap

O diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPT) da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Kedson Raul de Souza Lima, fez questão de participar da cerimônia de premiação. Ele destacou o valor da realização da etapa final, após um período difícil para toda a sociedade, mas com consequências graves para a Educação. “Com todos os cuidados sanitários, sair da rotina de organização que nos foi imposta pela Pandemia da Covid -19 é um ato importante que estamos realizando aqui hoje”, lembrou. O representante do MEC também disse que pretende apoiar as demais edições do evento. “Com o que depender da gente podem contar, e não é só porque sou professor da área”, brincou.

O coordenador-geral da 10ª Obap e reitor do Instituto Federal de Educação Sul de Minas (IF Sul de Minas), Marcelo Bregagnoli, agradeceu os parceiros e destacou a integração das redes federal, estaduais, municipais e privadas no evento. Ele também apontou em sua fala a força da educação profissional no interior do país. “A realização da prova aqui em Alegre e com a participação de tantas unidades educacionais nas mais diversas localidades desse imenso Brasil demonstra o quanto o ensino de Agropecuária é relevante para o desenvolvimento do país”, disse.

Confira a classificação da 10ª Obap