Página inicial > Notícias > Campus Itapina ganha medalha de ouro na 10ª Edição da Obap

Campus Itapina ganha medalha de ouro na 10ª Edição da Obap

Publicado: Terça, 08 de Março de 2022, 10h03 | Última atualização em Terça, 08 de Março de 2022, 10h08
imagem sem descrição.

Etapa final da Olimpíada Brasileira de Agropecuária contou com a participação de 36 equipes de 16 estados

Uma cerimônia de premiação das melhores equipes da competição encerrou a 10ª edição das Olimpíadas Brasileiras de Agropecuária (Obap), que aconteceu nos dias 5 e 6 de março no Campus de Alegre do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Ao todo, 36 equipes de 16 estados do Brasil, sendo 34 na categoria ensino técnico integrado e duas na categoria ensino técnico subsequente participaram das provas finais da olimpíada, que teve as etapas anteriores realizadas de modo virtual por causa da pandemia de Covid-19.

Ao todo, as 15 melhores equipes receberam medalhas e as cinco primeiras colocadas receberam medalhas e troféus. Cada equipe é formada por três estudantes e um(a) professor(a) orientador(a), e realiza provas práticas relacionadas com o ensino profissional na área, além de uma prova teórica individual. Esse ano, as provas práticas foram de Levantamento Planialtimétrico, Calda Bordalesa, Inseminação Artificial, Semeadora, e Adubos e Fertilizantes. Estudantes que se destacaram nas provas individuais também receberam troféus, medalhas e brindes, como relógios inteligentes e kits dos patrocinadores.

O coordenador-geral do evento e reitor do Instituto Federal de Educação Sul de Minas (IF Sul de Minas), Marcelo Bregagnoli, destacou a forte presença feminina no evento. “Setenta por cento das participantes são mulheres, o que demonstra sua importância e sua força para a agropecuária brasileira”, contou.

A coordenadora-local do evento e Diretora de Administração do Campus de Alegre agradeceu a presença dos participantes. "Eu tive a oportunidade de ir à edição passada como orientadora da nossa equipe e quando vi o que era a competição, imediatamente falei com o professor Bregagnoli que a Obap tinha que acontecer em Alegre", disse.

A 10ª Obap aconteceu ao longo do ano de 2021 e teve suas finais adiadas para este ano por causa da pandemia de Covid 19. A próxima edição da Obap acontecerá no mês de setembro de 2022 na cidade de Jundiaí, em São Paulo.

Participação do Espírito Santo

Duas equipes do Ifes participaram das finais da 10ª Obap. Pelo Campus Itapina, a equipe “Agro Itapina”, formada pelos alunos Felipe Miranda, Itamar da Costa e Mayara Dominicini e orientadas pelo professor Robson de Almeida ficou em 4º lugar, garantindo troféu e medalha de ouro. Já pelo Campus de Alegre, a equipe Agro Cats, composta pelas alunas Emanuela Neves, Hisnária de Souza e Mayza Pereira e orientadas pelo professor César Penna, conquistaram a medalha de bronze pela 11ª colocação.

A participação capixaba contou ainda com a equipe Grupo Alpha, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Victório Bravim, composta pela aluna Karla Pin, pelos alunos Gilvan Martins e Pedro de Souza e pelo orientador Laédio Magno Busato. A equipe ficou no 8º lugar na colocação geral, garantindo medalha de prata. A escola fica na localidade de Araguaia, no município de Marechal Floriano.

Classificação por equipes

Medalhas de ouro:
1º lugar: Equipe “Brinco da Princesa” - IFRS Campus Ibirubá - Rio Grande do Sul
2º lugar: Equipe “Agrobest” - ETEC Benedito Storani - São Paulo
3º lugar: Equipe “Us Mineirin 2022” - IFTM Campus Uberlândia - Minas Gerais
4º lugar: Equipe “Agro Itapina” - Ifes Campus Itapina - Espírito Santo
5º lugar: Equipe “Agro Rondônia” - IFRO Campus Cacoal - Rondônia.

Medalhas de prata:
6º lugar: Equipe “PratiCAF” - Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário da Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal (CEDAF) - Minas Gerais
7º lugar: Equipe “2TJ AGRICOLINOS” - IFRS Campus Sertão - Rio Grande do Sul
8º lugar: Equipe “Grupo Alpha” - Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Victório Bravim - Espírito Santo
9º lugar: Equipe “AGROPAULISTANA” - IF Piauí Campus Paulistana - Piauí
10º lugar: Equipe “Técnico Integrado ao Ensino Médio” - IF FLUMINENSE Campus de Cambuci - Rio de Janeiro.

Medalhas de bronze:
11° lugar: Equipe “Agrocats” - Ifes Campus de Alegre - Espírito Santo
12° lugar: Equipe “Girls from Goiás” - IF Goiano Campus Morrinhos - Goiás
13º lugar: Equipe “Superpoderosas” - IFTM Campus Uberaba - Minas Gerais
14° lugar: Equipe “AgroMT 22” - IFMT Campus Confresa - Mato Grosso
15º lugar: Equipe “Sem Fronteiras” - Centro Estadual de Educação Profissional Manoel Moreira Pena - Paraná

Classificação - Individual

1º lugar: Ana Júlia Floss - IFRS Campus Ibirubá - Rio Grande do Sul
2º lugar: Bruna Daltrozo - IFRS Campus Ibirubá - Rio Grande do Sul
3º lugar: Timotio Noronha - ETEC Benedito Storani - São Paulo
4º lugar: Cícero Fernandes - IFTM Campus Uberlândia - Minas Gerais

Com informações da Assessoria de Comunicação Social - ACS - Ifes - Reitoria.