Página inicial > Notícias > Estudantes do Campus Itapina participam da fase presencial da OBAP

Estudantes do Campus Itapina participam da fase presencial da OBAP

Publicado: Sexta, 04 de Março de 2022, 13h06 | Última atualização em Sexta, 04 de Março de 2022, 15h43
imagem sem descrição.

Olimpíada Brasileira de Agropecuária acontece nesta sexta e sábado (4 e 5).

O Campus Itapina, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes, envia equipe de estudantes para participar da fase presencial da 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) em Alegre, sul do Estado do Espírito Santo. Esta edição presencial está sendo realizada no Campus de Alegre, do Ifes. As provas práticas e teóricas serão aplicadas nesta sexta e sábado.

Participam da competição 108 estudantes do ensino técnico de nível médio e subsequente ligados à Agropecuária e áreas afins, classificados da fase virtual da Obap, aplicada em setembro de 2021.

As equipes chegaram ao campus na quinta-feira (3) para realização do credenciamento (veja como foi a recepção dos competidores). Cada equipe é formada por três estudantes, acompanhados de um orientador. Os competidores são alunos de institutos federais e de escolas técnicas federais, estaduais e municipais e vieram de 16 estados brasileiros; Piauí (4) foi a unidade da federação que enviou o maior número de equipes.

A equipe do Ifes Campus Itapina é orientada pelo professor Robson Ferreira de Almeida e formada pelos estudantes do curso Técnico Integrado em Agropecuária: Mayara Luzia Dominicini, Itamar Ferreira da Costa e Felipe da Penha Miranda. A equipe "Agro Itapina" é a única equipe dos cursos técnicos integrados do Ifes que se classificou para a fase presencial da OBAP.

O evento segue um protocolo de biossegurança que exige, por exemplo, o uso obrigatório de máscaras durante todas as atividades, a participação apenas de pessoas vacinas contra a Covid-19, a higienização pessoal e de materiais e equipamentos com álcool gel 70 por cento e a manutenção do distanciamento social.

A 10ª edição da olimpíada é realizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), que cedeu as instalações do Campus de Alegre para as competições presenciais. Recebe apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) e ao Ministério da Educação (MEC), além da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede EPCT (Conif).

Integram a Comissão Organizadora da competição servidores do IFSULDEMINAS e do IFSP; já a Comissão Técnica é formada por servidores de ambos os institutos, além do Ifes e do IF Sudeste de Minas. A competição ainda recebe apoio técnico de estudantes do Ifes, dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e tecnologia em Cafeicultura, e da Ufes, de Zootecnia e Agronomia.

Siga a Obap no Instagram.

*Informações do IFSuldeMinas

2022 OBAP FASE PRESENCIAL CAMPUS ALEGRE 2