Página inicial > Notícias > Ação integrada em ensino de ciências com os cursos de Licenciatura em Pedagogia e Ciências Agrícolas

Publicado: Quinta, 02 de Dezembro de 2021, 15h31 | Última atualização em Quinta, 02 de Dezembro de 2021, 19h01
imagem sem descrição.

No último dia 23 de novembro, no período noturno do campus Itapina, foi realizada a “Oficina de Práticas Experimentais Demonstrativas” com os estudantes dos cursos de Licenciatura em Pedagogia (8º período) e de Ciências Agrícolas. A atividade integrada o componente curricular de “Fundamentos e Metodologias de Ensino em Ciências da Natureza”, ministrada pela professora Flávia N. Ribeiro e teve como objetivo de apresentar os espaços educadores do campus, em específico, o complexo de laboratórios, nos quais os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os de Química, Física, Biologia e de Solos.

O objetivo desta ação é promover práticas experimentais para a turma do 8º período de Pedagogia. No entanto, neste ano, como forma de integrar os cursos de licenciatura do campus, planejamos a inclusão da turma de Didática, do curso de Ciências Agrícolas, ministrada pela Prof. Cláudia Nardoto, explica a professora Flávia N. Ribeiro, que coordenou a atividade juntamente com os seus monitores Rafael Cardoso Frohelich (egresso de Ciências Agrícolas e pós-graduando em Práticas Pedagógicas) e Rayane Xavier (graduanda em Ciências Agrícolas).

Como práticas, foram realizados experimentos tais como: a relações ácido e base: o repolho roxo como indicador de PH; Soluto e solvente: o limão que derrete isopor; A caneca assustada e o Sopro mágico.

A realização dessas atividades experimentais constituem uma relevante ferramenta que permite, aos nossos futuros professores, constatar e problematizar o conhecimento prévio dos seus estudantes, estimular a pesquisa, a investigação e a busca da solução de problemas.

2021 Oficina de Praticas Experimentais Demonstrativas 17

2021 Oficina de Praticas Experimentais Demonstrativas 21