Página inicial > Notícias > Neabi publica nota de repúdio às atitudes racistas sofridas pela estudante Carol Inácio, do Curso de Licenciatura em Pedagogia

Publicado: Sexta, 13 de Agosto de 2021, 13h11 | Última atualização em Sexta, 13 de Agosto de 2021, 14h37

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas - Neabi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes - Campus Itapina, vem a público manifestar o mais profundo sentimento de repúdio a mais um caso de racismo contra a população negra. As atitudes racistas dirigidas à estudante de Licenciatura em Pedagogia do Ifes - Campus Itapina, Ana Caroline Inácio Elias, publicadas por meios digitais, expõem o grande desafio de a sociedade brasileira estabelecer relações étnico-raciais em acordo com os direitos humanos e a justiça social.

O ato de racismo ao qual nos referimos ocorreu domingo passado, dia 8 de agosto, quando Carol foi inserida em um grupo de WhatsApp chamado Realities Red Pill Opressor, com cerca de 130 pessoas. No grupo, foram dirigidas à Carol palavras ofensivas e racistas em relação a ela e a seus familiares, em total desmerecimento e desrespeito à sua pessoa, sobretudo por sua ativa militância em defesa de temas como negritude, feminismo negro e empoderamento feminino. A influenciadora digital (afroencer, como ela se define) e também militante do Movimento de Mulheres Negras de Colatina possui um perfil no Instagram chamado @afrocarol, e não é a primeira vez que sofre ataques racistas dessa natureza.

O silêncio por parte da opinião pública e a omissão do Estado são inaceitáveis nessas situações e alimentam a atuação criminosa e a impunidade de alguns grupos que, no uso das redes sociais, se sentem livres para desumanizar e agredir outras pessoas, nesse caso, com viés racista. O caso identificado é um exemplo de tentativa de cercear a liberdade de expressão e a dignidade da pessoa humana e da população negra como um todo, atos consolidados, a partir de atitudes violentas, os quais imputam, à condição de cor, o estigma de poder estabelecido. A violência e a opressão contra uma pessoa negra oprimem e violentam a população negra por inteiro, além de representar um retrocesso sociorrelacional que marca a presença de uma patologia social que precisa ser extirpada duramente de nossa sociedade. Jamais nos calaremos diante desses ataques!

Como integrantes desta Instituição, nós, do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Ifes - Campus Itapina e os demais participantes deste manifesto, militantes, pesquisadores e pesquisadoras, professores e professoras, ativistas, membros e membras do serviço público, encaramos esses  ataques com total indignação e repúdio, e nos posicionamos em apoio solidário à estudante Ana Caroline Inácio Elias, integrante do corpo discente desta Instituição, na espera de que o crime de RACISMO seja devidamente apurado e que sejam tomadas todas as providências cabíveis.

Consideramos que é urgente apresentarmos, enquanto sociedade e autoridades públicas, real esforço e comprometimento diante da incidência dos conflitos raciais que assolam nossa população e impedem o reconhecimento da pessoa humana em razão de sua cor, etnia ou pertencimento social. Não nos intimidaremos com essas ações, nossa voz soará ainda mais alto e nossa luta continuará, por cada um/uma e por todos/as nós, negritude brasileira. Não se aflija Carol, porque você nunca estará sozinha. Justiça! Não ao racismo!

Nota de repúdio contra às atitudes racistas sofridas pela estudante Carol Inácio.

Racistas não passarão!!