Página inicial > Notícias > Safra de milho do campus Itapina bate recorde de produção

Safra de milho do campus Itapina bate recorde de produção

Publicado: Segunda, 21 de Junho de 2021, 08h28 | Última atualização em Quarta, 23 de Junho de 2021, 09h56

Ao todo foram produzidas mais de 70 toneladas de milho e mais de 1000 toneladas de silagem.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes Campus Itapina colhe os bons frutos da safra 2020-2021 de milho, com uma colheita recorde e histórica. Ao todo foram colhidos 1430 sacos de 50 quilos, equivalentes a mais de 70 toneladas de milho em uma área de 12,35 hectares.

A área destinada ao plantio e produção de milho no campus é de responsabilidade do setor de Culturas Anuais. A área é totalmente irrigada com sistema de irrigação chamado de lateral móvel. O milho compõe normalmente 60% das rações para uso animal sendo a principal fonte energética e uma das principais commodities brasileiras.

O milho produzido no campus é utilizado na produção de silagem reidratado, que por sua vez é misturado com concentrados (ração) e utilizado na alimentação animal, principalmente no setor de Bovinocultura. A safra 2020-2021 produziu cerca de 500 toneladas de silagem por ciclo (foram dois ciclos ao longo da safra) sendo destinada à produção de forragens, mantendo um estoque considerável de alimentos para os setores de bovinocultura leiteira e ovinos de corte.

A produção recorde de milho é fruto de um trabalho em equipe, que inicia-se com a preparação da área a ser plantada, passando pelo plantio, irrigação, monitoramento da produção, colheita, produção de silagem, produção da ração animal e alimentação animal. Todos os equipamentos utilizados para o plantio, condução e colheita de grãos são do próprio Campus Itapina.

De acordo com o Coordenador Geral de Gestão do Campo, servidor Leonardo Raasch Hell, “é um orgulho para toda nossa equipe ter conseguido este sucesso, infelizmente devido à pandemia nossos alunos só puderam acompanhar virtualmente, mas no futuro bem próximo teremos todos envolvidos na produção de milho visando conhecimento, tecnologia e sustentabilidade”.

A produção de milho no campus tem como objetivo promover a sustentabilidade total ou parcial deste alimento que se encontra com elevada cotação no mercado internacional e nacional. Apenas como efeito comparativo, considerando o preço do milho em média R$100,00 (cem reais) o saco de 50 quilos, o resultado direto em economia na compra deste item alimentar é de aproximadamente R$143.000,00 (cento e quarenta e três mil reais).

De acordo com o Diretor Geral, professor Fabio Lyrio Santos, “essa produção recorde, em tempos de pandemia, comprova que realmente o Ifes não para! Toda essa produção é resultado do esforço coletivo envolvendo os setores de culturas anuais, mecanização agrícola e a Coordenação Geral de Gestão do Campo”.