Página inicial > Notícias > Campus Itapina finaliza o plantio de mudas de Café Conilon

Campus Itapina finaliza o plantio de mudas de Café Conilon

Publicado: Sexta, 14 de Maio de 2021, 15h15 | Última atualização em Sexta, 14 de Maio de 2021, 17h01
imagem sem descrição.

Nova área plantada faz parte do Programa de Qualidade do Café Conilon.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes - Campus Itapina, finalizou nesta sexta-feira, 14/05/2021, o plantio de mudas da nova lavoura de café do campus. A lavoura que está sendo plantada faz parte do Programa de Qualidade do Café Conilon do campus. Todas as mudas foram doadas ao campus pelo Viveiro Demuner, de São Roque do Canaã-ES. Por meio dessa importante ação de parceria público-privada (PPP), foram disponibilizadas 3500 mudas de oito clones da região, além de um quantitativo extra de 150 mudas de quinze clones da região cafeeira do Estado de Rondônia, para ações de pesquisa no campus.

O Programa de Qualidade do Café Conilon do Campus Itapina, foi implantado em 2018. Com o plantio, o Programa passa a ter uma lavoura com clones especialmente selecionados, com sistema de irrigação totalmente automatizado, que constituirá em um importante laboratório de prática de ensino, pesquisa e extensão para os estudantes, servidores e também para os produtores rurais de toda a região de alcance do campus.

De acordo com o Diretor Geral, professor Fabio Lyrio Santos, “A implantação dessa lavoura é uma conquista importante para o campus e uma ação fundamental para os objetivos do Programa. Desde o início do programa, em maio de 2018, nossa meta principal é alcançarmos, nos próximos anos, uma posição de destaque na produção de cafés de qualidade. É inadmissível que o Campus Itapina, uma importante unidade do Instituto Federal do Espírito Santo, tenha ficado tanto tempo ausente no diálogo e no cenário da produção capixaba de cafés de qualidade. Graças à essa equipe maravilhosa e dedicada que temos, e às parcerias que estamos firmando com empresas e outros órgãos públicos, em breve o Campus Itapina assumirá o protagonismo que a sociedade espera de nós, dentro da cafeicultura capixaba.”.

O plantio foi realizado por meio da equipe do Programa e de colaboradores da empresa Novo Horizonte, prestadora de serviços terceirizados ao campus. A nova área de cafeicultura, está localizada próxima à Estação de Tratamento de Água.

Os próximos passos são a implantação da unidade de pós-colheita e o término da obra da Casa do Café. A partir de então, o campus terá a condição de produzir totalmente seu próprio café, da lavoura à xícara, fechando a cadeia produtiva integralmente em instalações próprias e oferecendo seus cafés nas opções moído ou em grãos.

Saiba mais sobre o Programa

O Programa de Qualidade do Café Conilon do Campus Itapina tem como objetivo adotar técnicas visando melhorar o café colhido no campus e permitirá, aos produtores da região, acesso a informações e conhecimentos técnicos voltados para a melhoria da qualidade da sua produção. Os estudantes que participarem do Programa terão a oportunidade de se aperfeiçoar no ramo da cafeicultura, setor muito forte de nossa economia. A iniciativa visa orientar sobre o manejo, a colheita, as técnicas de pós-colheita, o armazenamento, dentre outras informações de aprimoramento da safra para agregar qualidade ao produto e consequentemente maior visibilidade comercial, fazendo com que o Campus Itapina transforme-se em uma referência na produção de cafés de qualidade e despertando o interesse dos produtores e alunos da região.

O Programa é coordenado pela Engenheira Agrônoma, Cristiani Campos Martins Busato, e conta também com o Coordenador Geral de Gestão de Campo, Leonardo Raasch Hell, o Coordenador de Agricultura, Wilson Pancieri, e os servidores Marciano Kaulz, João Batista Pereira Correa e Edgar Almeida.

2021 Plantio Mudas Cafe Programa de Qualidade Cafe Conilon 13

2021 Plantio Mudas Cafe Programa de Qualidade Cafe Conilon 09