Página inicial > Notícias > Campus Itapina realiza cerimônia em homenagem ao 65 anos de inauguração

Campus Itapina realiza cerimônia em homenagem ao 65 anos de inauguração

Publicado: Quinta, 22 de Abril de 2021, 20h59 | Última atualização em Sexta, 23 de Abril de 2021, 16h37
imagem sem descrição.

Cerimônia virtual será transmitida pelo youtube oficial do campus Itapina a partir das 19h desta quarta-feira (28/04).

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes - Campus Itapina, comemora na próxima quarta-feira (28/04/2021) 65 anos de inauguração. E para marcar esta importante data, está programada uma cerimônia virtual em homenagem ao campus. A cerimônia está agendada para às 19h e será transmitida ao vivo pelo canal no youtube do Ifes Campus Itapina.

Toda a comunidade está convidada a acompanhar a cerimônia, que marcará o início de uma série de eventos e programações especiais que serão realizados ao longo do ano letivo. Cabe ressaltar que, devido à pandemia causada pela Covid-19, todos os eventos serão programados para acontecerem de forma virtual.

Conheça nossa história

O atual Campus Itapina do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes, é uma instituição que começou a trilhar sua história no ano de 1956, com o nome de Escola de Iniciação Agrícola de Colatina. Mas sua trajetória remonta ao ano de 1949, quando foi assinado o primeiro acordo para concretização do sonho de uma escola pública para atender a comunidade agrícola do Norte do Vale do Rio Doce. Em 1952, as obras de fundação e construção do atual Campus Itapina foram iniciadas, na margem esquerda do Rio Doce, nas proximidades do Distrito de Itapina. Em 1956 o sonho se tornou realidade.

Construída sobre o contexto de um Brasil agrícola e rural, e localizada em uma região capixaba ainda em desbravamento, a então Escola de Iniciação Agrícola de Colatina já nascia como um importante ícone do desenvolvimento socioeconômico regional, oferecendo cursos profissionalizantes de nível ginasial para filhos de agricultores da região norte e noroeste do Espírito Santo. Desse modo, a instituição não demorou a se destacar, principalmente por oferecer um ensino de qualidade, atrelando teoria, prática e a vivência de seus estudantes.

Ao longo de seus 65 anos de história, o Campus Itapina vivenciou diversas transformações da sociedade brasileira. O Brasil se urbanizou, se industrializou, e inseriu-se no contexto do desenvolvimento científico e tecnológico. Em meio a essas transformações, o Campus Itapina manteve o seu protagonismo, não apenas na formação de profissionais para um mercado de trabalho cada vez mais exigente, mas principalmente na formação de pessoas, devidamente preparadas, críticas e conscientes de seu potencial empreendedor.

Desde suas origens, ofertando o ensino ginasial, passando pela criação de cursos técnicos profissionalizantes de nível médio, até a criação de cursos superiores, de pós-graduação, e na produção e no desenvolvimento de pesquisa e extensão, o Ifes Campus Itapina alcança 65 anos de história dedicados à promoção de uma educação profissional pública, gratuita e de qualidade para toda a sociedade capixaba e brasileira.

Clique aqui e saiba mais sobre o Campus Itapina