Campus Itapina realiza pesquisa com cafés da Embrapa de Rondônia.
O experimento, contendo doze clones, está distribuído em dois sistemas de irrigação (localizada e aspersão) para avaliar variáveis vegetativas e de produtividade.
O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Ifes Campus Itapina está realizando pesquisas em parceria com a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária de Rondônia e do INCAPER – Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, com o objetivo de estudar o desenvolvimento e a produtividade de clones de Coffea canephora no norte do Espírito Santo com irrigação localizada e por aspersão.
Ao todo dez clones da variedade BRS Ouro Preto, lançada pela Embrapa Rondônia, estão sendo avaliados em comparação com dois clones desenvolvidos pelo Incaper, com boa adaptabilidade à região, que serão utilizados como parâmetros comparativos e “testemunhas” dos experimentos. A variedade BRS Ouro Preto apresenta alto potencial produtivo e boas características agroindustriais.
De acordo com o Coordenador de Pesquisa do campus Itapina, professor Eduardo Rezende Galvão, “a pesquisa visa avaliar a adaptabilidade dos clones com alto potencial produtivo para o norte do Espírito Santo com dois tipos de irrigação”.
O experimento foi implantado em agosto de 2020 e serão avaliadas pelo menos cinco colheitas. A pesquisa está vinculada à DPPGE - Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Campus Itapina e sendo executada por pesquisadores do campus Itapina e equipe da coordenação de campo. As mudas foram plantadas no campus Itapina após doação pela Embrapa e recepção e cuidado inicial pelo Incaper, que também realizou a doação de algumas mudas de material próprio para a lavoura. Os demais recursos foram custeados pelo campus.
Redes Sociais