Página inicial > Notícias > Laboratório de Solos do Campus Itapina recebe certificado de registro internacional

Publicado: Terça, 27 de Outubro de 2020, 08h58 | Última atualização em Terça, 27 de Outubro de 2020, 12h25

Laboratório de Solos do Campus Itapina está registrado na rede mundial de laboratórios de solo, vinculado a Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas.

O Laboratório de Solos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes Campus Itapina recebeu no dia 26/10 o certificado de registro junto a rede mundial de laboratórios de solos, em inglês, Global Soil Laboratory Network (GLOSOLAN).

A GLOSOLAN é uma rede mundial de laboratórios de solo vinculada a Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO). Ela foi lançada oficialmente em novembro de 2017 no âmbito da Parceria Global de Solos, em inglês, Global Soil Partnership (GSP/FAO). A GSP é uma parceria global cuja missão é posicionar os solos na agenda global, promovendo o manejo sustentável e a melhoria da governança do solo para garantir solos saudáveis e produtivos, e apoiar o fornecimento de serviços ecossistêmicos essenciais para a segurança alimentar e a mitigação das mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável.

A finalidade desta rede mundial é de harmonizar métodos laboratoriais de solo e seus resultados analíticos, com foco na gestão sustentável e proteção do solo. O GLOSOLAN visa fortalecer o desempenho dos laboratórios para o desenvolvimento de padrões e harmonizar os procedimentos de análise de solo, a fim de tornar as informações do solo em laboratórios, países e regiões comparáveis ​​e interpretáveis. A rede visa garantir que as decisões de manejo do solo sejam feitas usando dados sólidos e confiáveis.

De acordo com o responsavel pelo Laboratório de Solos do Campus Itapina, professor Dr. Gustavo Soares de Souza, "a obtenção desse certificado contribuirá para melhorar a qualidade das análises realizadas no laboratório, com reflexos nas ações de ensino, pesquisa e extensão realizadas pelo campus. Dará ainda maior visibilidade e credibilidade para aumentarmos nossas ações de extensão junto aos agricultores e a comunidade da região. Além disso, criará novas oportunidades para futuras ações de ensino e pesquisa em solos."

As ações do laboratório uniram esforços de toda a Diretoria de Pesquisa Pós-Graduação e Extensão - DPPGE do campus e contou com a colaboração dos servidores Petterson Gonçalves Teixeira, Larissa Haddad de Souza Vieira e Irany Rodrigues Pretti, além dos estudantes bolsistas.

O Laboratório de Solos do Ifes Campus Itapina realiza análise de solos para produtores rurais, para toda comunidade e também atende aos projetos de ensino, pesquisa e extensão do Ifes. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 07h30min às 15h. O Laboratório mantêm suas atividades de análise de solos, mesmo com o cenário de Pandemia provocada pela COVID-19, contudo o atendimento deve ser agendado pelo telefone: (27) 3723-1288 ou pelo e-mail: labsolos.itapina@ifes.edu.br.

Imagem Certificado Laboratorio de Solos