Página inicial > Notícias > Professor do Campus Itapina é selecionado para atuar como pesquisador em projeto de universidade polonesa

Publicado: Quarta, 21 de Outubro de 2020, 17h00 | Última atualização em Terça, 27 de Outubro de 2020, 11h15

O projeto é conduzido pela Adam Mickiewicz University da Polônia.

O professor Dr. Marcelo Durão Rodrigues da Cunha do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes Campus Itapina foi selecionado e já está atuando como pesquisador no projeto "CORE project" da univesidade Adam Mickiewicz University, em Poznan, na Polônia.

O processo de seleção ocorreu a fim de recrutar pesquisadores altamente qualificados para contribuir com as pesquisas e com a organização do projeto na Faculdade de Línguas e Literaturas Modernas da Adam Mickiewicz University e tiveram diversas etapas, distribuídas na forma de análise de projetos de pesquisa, na avaliação de currículos e em entrevistas com candidatos de todo o mundo.

O "CORE project" é um projeto de pesquisa de cooperação em equipe internacional financiado pela Foundation for Polish Science (FNP), agência de fomento equivalente a CAPES no Brasil, e promovido pelo Hayden White Research Center for Narrative Modes da Adam Mickiewicz University. O foco do projeto são as humanidades digitais e ele tem o objetivo de elaborar uma história global comparada de ideias do pensamento histórico em mais de trinta idiomas. O projeto conta com a participação de pesquisadores vinculados não apenas à Adam Mickiewicz University, mas a instituições de pesquisa de todo o mundo, como a Ruhr-Universität Bochum da Alemanha, a 'Université de Bordeaux Montaigne da França, a Geumgang University da Coreia do Sul, a Columbia University dos Estados Unidos da América, a Panjab University da Índia, a National Taiwan University de Taiwan, a University of Yamanashi do Japão, a Universidad Nacional de Quilmes da Argentina e a Universidade Estadual de Campinas do Brasil.

De acordo com o professor Marcelo Durão, "Além de inserir o Campus Itapina em um projeto de forte inovação e impacto acadêmico, a participação de nossa instituição nesse tipo de iniciativa poderá resultar na criação de uma série de importantes formas de cooperação internacional entre o Ifes, a Adam Mickiewicz University e as muitas instituições vinculadas ao projeto".

O Professor Marcelo Durão é Licenciado, Mestre e Doutor em História pela Universidade Federal do Espírito Santo, é professor efetivo do Campus Itapina desde 2017 e ministra Componentes Curriculares (disciplinas) na Educação Profissional Técnica de Nível Médio e em nossos cursos superiores

Prof durao