Página inicial > Notícias > Governo lança programa de residência para estudantes de ciências agrárias

Governo lança programa de residência para estudantes de ciências agrárias

Publicado: Segunda, 06 de Julho de 2020, 13h54 | Última atualização em Segunda, 06 de Julho de 2020, 13h57
Serão investidos mais de R$ 9,9 milhões no programa de estágio; cerca de 1.200 estudantes deverão fazer parte do programa em 2020

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou portaria para instituir o Programa de Residência Profissional Agrícola (PRPA), para promover a qualificação de jovens estudantes recém-formados nos cursos de ciências agrárias.

O programa prevê estágio ou residência com treinamento prático, orientado e supervisionado, além de bolsas-auxílio no valor mensal de R$ 500 a R$ 1.400, por um período de até um ano, para alunos residentes, professor orientador e para o responsável pela coordenação do programa.

A residência profissional é voltada para jovens com idades entre 15 e 29 anos, estudantes de nível médio ou superior e também para egressos, desde que a conclusão do curso tenha ocorrido há, no máximo, 12 meses.

Neste primeiro ano, serão investidos mais de R$ 9,9 milhões oriundos da ação orçamentária de Promoção da Educação no Campo. Com este orçamento, cerca de 1.200 pessoas deverão ser atendidas pelo programa em 2020. A quantidade de beneficiários poderá ser ainda maior com a realização de novas parcerias.

Promovido pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), o programa será realizado por meio de parcerias com instituições de ensino de nível técnico, médio e superior, públicas e privadas sem fins lucrativos, como universidades, faculdades, institutos e escolas técnicas federais, estaduais e municipais, além de escolas da família agrícola.

Clique aqui e confira o Edital.