Ifes divulga informe sobre pagamento de bolsas de iniciação científica
Até o momento, instituição mantém bolsas pagas com recursos próprios.
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) esclarece sobre o pagamento de bolsas vinculadas ao Programa Institucional de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Picti), que inclui as modalidades de Iniciação Científica (Pibic) e Inovação Tecnológica (Pibiti), que envolvem estudantes de graduação; e Iniciação Científica Júnior (Pibic-Jr), para alunos de cursos técnicos.
Neste ano, a instituição captou para o Picti um total de 100 bolsas junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e mais 81 junto à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). O Ifes previu ainda o pagamento de 197 bolsas com recursos próprios, que envolvem o orçamento de custeio que está atualmente contingenciado. Todas são para o desenvolvimento de projetos entre agosto deste ano e julho de 2020.
Sobre as bolsas do CNPq, a Pró-Reitoria de Pesquisa de Pós-Graduação (PRPPG) já divulgou comunicado explicando que o conselho retirou três delas da instituição. O CNPq também não deu certeza da continuidade do pagamento a partir deste mês, e a PRPPG aguarda novas definições para tomar as medidas cabíveis, como uma possível redistribuição de bolsas.
Em relação às bolsas do Ifes, o pagamento está ocorrendo regularmente até o momento e há perspectiva de mantê-lo dessa forma pelo menos até o final do ano. O Instituto ressalta que a manutenção das bolsas de pesquisa e dos auxílios do programa de assistência estudantil são itens prioritários diante do contingenciamento, e que fará todos os esforços possíveis para que não haja interrupções.
Quanto à Fapes, a situação também é regular até o momento.
Capes
O Ifes esclarece que, em seus programas de pós-graduação, conta com 25 bolsas da Capes, destinadas a estudantes de mestrado. Com o anúncio desta semana de extinção de bolsas pela Capes, há perspectiva de perda de oito delas até o final do ano, quando os atuais beneficiados defenderem suas dissertações de mestrado.
Redes Sociais