Campus Itapina constroi terreiro suspenso para secagem de café
O Terreiro Suspenso faz parte do Programa de Qualidade do Café Conilon do Ifes Campus Itapina.
O Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes Campus Itapina, construíu um terreiro suspenso para secagem do café produzido no Campus. O objetivo é produzir um café de qualidade para atender à demanda do mercado na produção de cafés de qualidade superior, isento de cheiro de fumaça e gostos indesejáveis. O Terreiro Suspenso faz parte das ações desenvolvidas pelo Programa de Qualidade do Café Conilon do Ifes Campus Itapina.
A ideia partiu da Direção Geral do campus. O projeto foi elaborado pela Engenheira Agrônoma do Ifes, Cristiani Campos Martins Busato. Os responsáveis pela execução do projeto foram o Coordenador Geral de Gestão do Campo, Wilson Pancieri, o Coordenador do Setor de Culturas Anuais, João Pereira, com a colaboração do servidor Edgar Almeida.
O Terreiro foi construído no setor de Culturas Anuais, próximo ao antigo secador, onde existe um terreiro de secagem de café convencional, construído em concreto. A construção do terreiro suspenso ocorreu no período de 14 a 18 de maio de 2018.
O Programa de Qualidade do Café Conilon do Ifes Campus Itapina, adotará técnicas visando melhorar o café colhido no campus e permitirá aos produtores, acesso a informações e conhecimentos técnicos voltados para a melhoria da qualidade da sua produção. Os alunos que participarem do Programa, terão a oportunidade de se aperfeiçoar no ramo da cafeicultura, setor muito forte de nossa economia. A iniciativa visa orientar sobre o manejo, a colheita, armazenamento, dentre outras informações de aprimoramento da safra para agregar qualidade ao produto e consequentemente maior visibilidade comercial, fazendo com que o Ifes Campus Itapina transforme-se em uma referência na produção de cafés de qualidade, despertando o interesse dos produtores e alunos da região.
Clique aqui para acessar o croqui do Projeto.
Redes Sociais