Neabi do Campus Itapina realiza evento sobre os 130 anos da Lei Áurea
130 anos da Lei Áurea no Brasil: uma reflexão necessária.
O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - Neabi do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo - Ifes Campus Itapina realizou entre os dias 21/06 a 28/06 a exposição "130 anos da Lei Áurea no Brasil: uma reflexão necessária". O evento foi realizado no pátio do Prédio Pedagógico em comemoração aos 130 anos da Lei Áurea, completados no dia 13 de maio de 2018.
A exposição realizada pelo Neabi tem como objetivo provocar a reflexão sobre a importância da Lei Áurea, considerando as mazelas que permaneceram depois da promulgação da lei, como o preconceito, a cultura escravocrata, o racismo, os processos de exclusão social dos afrodescentes e a exploração da população, sem distinção de cor. A exposição também levou a reflexão sobre o legado da cultura negra. Para a professora de sociologia Dayane Santos de Souza, "queremos problematizar se de fato podemos enxergar o 13 de maio como uma data celebrativa. Na verdade, já sabemos que não. É um data que nos convoca para a luta por um país mais justo para todos. É preciso fomentar continuamente um movimento de resistência a esses processos exploratórios que insistem em manchar um país tão bonito e rico em potencial e diversidade como o Brasil".
A exposição foi construída a partir de discussões dos alunos dos cursos técnicos e superiores em disciplinas como Sociologia, Diversidade e Educação, entre outras e contou também com a participação dos membros do Neabi e da equipe da Coordenadoria de Gestão Pedagógica do Campus Itapina.
Clique aqui e conheça o nosso Neabi.
Redes Sociais