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Campus Itapina promove reunião para marcar os 100 dias da nova gestão

Publicado: Terça, 19 de Dezembro de 2017, 22h41 | Última atualização em Sexta, 22 de Dezembro de 2017, 13h41

Reunião ocorreu no último dia 13/12 e contou com a presença de mais de 100 pessoas entre servidores Técnicos Administrativos e Docentes.

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No último dia (13/12) comemorou-se exatos 100 dias de posse da nova gestão do Ifes Campus Itapina. Na ocasião foi realizada uma reunião com todos os servidores Técnicos Administrativos e Docentes com o objetivo de tornar pública diversas ações que têm sido realizadas no Campus ao longo destes 100 dias, bem como informar o planejamento para as intervenções que serão iniciadas em 2018.

A reunião foi dirigida pelo Diretor Geral, Professor Dr. Fábio Lyrio Santos, e contou com a presença de toda a equipe gestora, composta pelo Diretor de Administração e Planejamento, servidor Bruno Kapitsyki Barbieri, pelo Diretor de Ensino, Professor Dr. Messenas Miranda Rocha e pela Diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professora Dra. Ana Paula Cândido Gabriel Berili.

O evento realizado na Sala de Tv do Prédio Pedagógico e organizado pelo gabinete da Direção Geral do Campus Itapina contou com a presença de mais de 100 servidores entre professores e técnicos administrativos em educação.

Para o Diretor Geral Fábio Lyrio, "os 100 dias são uma marca, uma referência, para toda a equipe gestora e também para a comunidade que anseia por mudanças e por transparência nas atividades desenvolvidas no Campus". O Diretor Geral, de início anunciou que, mesmo diante de um cenário econômico e político de muitas incertezas, recessão e redução drástica de recursos, o orçamento do Campus Itapina para o ano de 2018, da ordem de aproximadamente R$ 4.600.000,00, será o segundo maior orçamento do Instituto. Contundo ele já é esperado com um contingenciamento de recursos da ordem de 30%. O Diretor Geral frisou que nosso custo operacional é elevado e que há a necessidade de economia de energia, de água, de insumos e de materiais evitando assim o desperdício e reduzindo as despesas de custeio do campus.

O Diretor Geral anunciou que o Campus Itapina receberá emendas parlamentares propostas pela bancada capixaba na Câmara dos Deputados, em Brasília. Estas emendas são emendas direcionadas diretamente ao Campus, como por exemplo, a emenda que propiciará a aquisição de um moderno equipamento para o Laboratório de Solos, como também emendas direcionadas ao Ifes - Instituto Federal de Educação do Espírito Santo, que serão distribuídas entre os Campi. O Diretor Geral ressaltou a importância de uma gestão que está articulada com a política nacional e que mantêm um diálogo próximo com os deputados federais que representam nosso estado e nossa região. Ele destacou a presença do Deputado Givaldo Vieira e o Deputado Paulo Foleto.

Dentre as boas notícias destaca-se a política de Assistência Estudantil, que não sofrerá corte, e se manterá em torno de R$ 1.600.000,00. Porém, estuda-se reavaliar a gestão do programas de assistência estudantil, utilizando como referência modelos adotados por outros Institutos Federais do Brasil. Outra boa notícia será o incentivo à criação e o desenvolvimento de cursos de Formação Inicial e Continuada, os famosos cursos FIC, e também aos cursos de Extensão que tenham como objetivo aumentar o número de alunos no Campus, impactando assim a matriz orçamentária e consequentemente a alocação de recursos para o Campus.

Outro ponto abordado foi a importância dos eventos realizados pelo Campus Itapina e também aqueles promovidos por entidades externas e realizados no Campus, pois eles são capazes de atrair a comunidade externa e dar visibilidade ao Campus. A nova gestão incentivará a continuidade e o aumento de eventos no Campus em 2018.

O Diretor Geral completou a agenda dos informes, destacando as principais comissões e grupos de trabalho em funcionamento no Campus e deixou claro que o Campus Itapina necessita participar de um projeto para o desenvolvimento de Geração de Energia Fotovotaica, garantindo assim, a redução nos gastos com energia elétrica e contribuindo significativamente para o desenvolvimento de fontes de energia renováveis. O Diretor também sinalizou a busca de parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca - SEAG para o desenvolvimento de um projeto e futura construção de uma barragem no Rio São João Grande, promovendo ao Campus uma segurança hídrida em tempos de seca.

O Diretor de Administração e Planejamento, Bruno Kapitsyki Barbieri, destacou e elencou as obras que estavam sendo executadas durante o período de transição da gestão, ressaltando que nenhuma obra foi parada ou interrompida, garantindo assim, a continuidade dos serviços prestados pelo Campus. Um ponto impontante foi a descrição das obras que estão previstas para o início do ano de 2018, inclusive aquelas que iniciarão junto com as férias escolares e frisou a importância do estabelecimento de normas e procedimentos para a realização de compras, mantendo organizado e transparente todo o processo, reduzindo assim, custos operacionais e o tempo gasto na montagem e organização dos processos.

Para o Diretor de Administração, "esse período de 100 dias foi importante para arrumar a casa, não que ela estava desarrumada, mas no sentido de colocar a casa na direção que a nova gestão quer". Segundo ele o setor de transporte necessita de uma manutenção completa da frota, que é a maior do Instituto e a implementação de normas deve ser seguida por todos os servidores do Campus.

Foram anunciados pelo Diretor de Planejamento os investimento para o ano de 2018 e a política da nova gestão do Campus Itapina de renegociar e reavaliar os contratos que o Campus possui, reduzindo assim, o gastos com custeio do campus e sempre que possível redirecionando-os para os investimentos.

Em todo momento foi destacado pela nova equipe gestora, a organização, o zelo e a lisura na qual a gestão anterior, realizou a transição dos cargos, das funções e das contas. Para eles a equipe do professor Dr. Anderson Mathias Holtz, que encerrou seus trabalhos, fui muito competente e íntegra, cumprindo assim com o seu dever ético, democrático e institucional que a lei e a sociedade lhe outorgam.

Por fim foi lido o relatório da Direção de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Campus Itapina, na qual foram apresentados os projetos, programas e ações desenvolvidas e em desenvolvimento do Campus e foi anunciada a possibilidade de criação de programas de mestrado profissional em rede pelos campi do Ifes nas seguintes áreas: Engenharia, Tecnologia e Gestão; Ciências Agrárias; Educação/Ensino.

Também foi anunciado o retorno das atividades do Laboratório de Solos e um convênio com a Prefeitura Municipal de Colatina para a criação da "casa do café conilon".

Após a reunião os servidores do Ifes Campus Itapina participaram de uma confraternização de fim de ano na Associação de Servidores do Campus.

Boas Notícias

- Possibilidade do Campus Itapina desenvolver em parceria com outros campi programas e Mestrado Profissional em Rede;

- Retorno das atividades do Laboratório de Solos;

- Incentivo a servidores, professores e Técnicos Administrativos em Educação, a desenvolverem cursos de extensão e cursos de FIC;

- Manutenção da Frota de veículos do Campus;

- Manutenção dos programas da Política de Assistência Estudantil;

- Emendas Parlamentares para o Campus Itapina;

- Aumento dos eventos destinados a comunidade externa no Campus;

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