Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Nepgens

Publicado: Terça, 06 de Setembro de 2022, 09h57 | Última atualização em Segunda, 14 de Agosto de 2023, 07h09

Índice de Artigos

 

 

 

 

 

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidades – Nepgens do Campus Itapina, é um órgão colegiado vinculado à Direção de Ensino - Diren e com representação no Nepgens Central, interligado à Pró-reitoria de Ensino do Ifes. Atualmente, o Nepgens Itapina é composto por servidoras(es) e discentes, mas é aberto também à comunidade externa.

O Nepgens tem por finalidade promover ações com vistas a uma educação inclusiva e não sexista, que busque a equidade e a igualdade entre todas/os, o respeito a todas as manifestações de gênero, o reconhecimento e o respeito às diversas orientações sexuais, bem como o combate à violência de gênero, à homofobia e à discriminação contra a comunidade LGBTQIA+.

A partir dos diálogos, ações e estudos do Nepgens, buscamos condições favoráveis para a permanência, a participação, a aprendizagem e a conclusão com aproveitamento e plena dignidade de todas/os as/os nossas/os estudantes, em todos os níveis e modalidades de ensino, respeitando todas as identidades de gênero, manifestações de gênero e expressões de sexualidade.

 A criação do Nepgens está alinhada às concepções político-pedagógicas do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), que faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional do Ifes, instituído pela Resolução do Conselho Superior 48/2019 (PDI). O surgimento deste Núcleo na instituição é marcado pela luta de mulheres, servidoras preocupadas com o compromisso da instituição no combate à misoginia e ao machismo e na promoção da igualdade de gênero. Ao longo desse debate, as pautas foram ampliadas, acolhendo a diversidade sexual e de gênero de forma mais abrangente.

As ações do Nepgens fundamentam-se nas seguintes legislações: Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n° 9.394/1996); Plano Nacional de Educação (Lei n° 13.005/2014); Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Modificada pela Resolução n° 3/ 2018) com atenção ao Art. 27, inciso XV: promoção dos direitos humanos mediante a discussão de temas relativos à raça e etnia, religião, gênero, identidade de gênero e orientação sexual, pessoas com deficiência, entre outros, bem como práticas que contribuam para a igualdade e para o enfrentamento de preconceitos, discriminação e violência sob todas as formas.

Em 2022, o Nepgens Itapina está voltado para o processo de planejamento e estruturação de suas ações e elaboração de seu regimento interno, passo inicial importante para uma atuação alinhada ao Ifes e preparada para o acolhimento e orientação da comunidade escolar e sociedade em geral em prol de uma escola sem preconceito, discriminação, assédio ou qualquer tipo de violência, sobretudo as que atingem o respeito à diversidade sexual e de gênero e o desenvolvimento pleno de meninas e mulheres.

E-mail para maiores informações: nepgens.ita@ifes.edu.br

Coordenação do Nepgens
Dayane Santos de Souza
Portaria nº 92 de 09/05/2022
dayane.souza@ifes.edu.br
27 3723-1221

Coordenação do Nepgens - Coordenação Adjunta
Raquelli Natale
Portaria nº 92 de 09/05/2022
raquelli.natale@ifes.edu.br
27 3723-1221

Conheça a equipe do Nepgens do Campus Itapina

Coordenadora geral: Dayane Santos de Souza

Coordenadora adjunta: Raquelli Natale

Secretário: Diogo Rangel Leite da Silva 

Membros Servidores: Ana Paula Meneghelli Znachetta, Ludmila Lins Bezerra, Nahun Thiaghor Lippaus Pires Gonçalves, Renata Aparecida dos Santos, Thiago Boldrini e Kátia Silene Zorthêa.

Membros Discentes: Cássia Araujo Bernardes da Costa, Maria Vitória Barcelos, Maria Aparecida Miranda Ferreira,Gabriella Birenbaum, Livia Ribeiro Melgaço, Júlia Spagnol Dutra, Raul Victor Barbosa dos Passos, Natânia Bartehs Cravo,Tales dos Reis Silva,Amanda Gabriela da Silva,Renato Ahnert Plaster Filho,Brenda Gumz da Silva,Kamile Alves da Silva, Kassiane Guilherme Bispo,
Daiane Souza Wan Der Maas,Sulamita Monteiro de Barros,Carlene Rosana da Silva,Gecimara Rodrigues Silva,Thatiany Lopes Teixeira Alves,Renata Lima Torezani,Maria Clara R. Schwartz Cosme,
Rafi da Roza Almeida, Evandro Feliciano Pereira.

Comunidade Externa: Kennedy Wanderson Senna Pinheiro, Neiva Augusta Viegas Vasconcellos.

Clique aqui para baixar a portaria de criação - Portaria nº 243 de 27/08/2021 

Clique aqui para baixar a portaria nº 85 de 02/05/2022 (Revogada). 

Clique aqui para baixar a portaria nº 92 de 09/05/2022 (Revogada).

Clique aqui para baixar a portaria nº 84 de 2023 (Vigente).

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página