Página inicial > Notícias > Mesa Redonda "Con-vivendo com o Rio Doce" acontece nesta quarta (13/11) no Campus Itapina

Publicado: Terça, 12 de Novembro de 2019, 15h56 | Última atualização em Terça, 12 de Novembro de 2019, 15h57

Durante a mesa-redonda a comunidade terá a oportunidade de participar de votações que permitirão indicar propostas de reparação dos danos causados pelo desastre de Mariana.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) Campus Itapina em parceria com a Rede de Pesquisa ComRioComMar e com o Movimento de Atingidos por Barragens promoverá nesta quarta-feira, 13/11/2019 a mesa-redonda "Con-Vivendo com o Rio Doce". Durante a mesa-redonda os pesquisadores farão reflexões com a comunidade escolar acerca do crime ambiental desencadeado pelo rompimento da Barragem da Samarco em Mariana, estado de Minas Gerais, que causou grandes danos ao Rio Doce e também a comunidade terá a oportunidade de participar de votações que permitirão indiciar propostas para a reparação dos danos causados pelo desastre às comunidades atingidas.

O evento é organizado através de uma parceria firmada entre o Ifes Campus Itapina, a Rede de Pesquisa ComRioComMar e com o Movimento de Atingidos por Barragens. O evento tem o apoio do Núcleo de Arte e Cultura - NAC do Ifes Campus Itapina, representado pela Professora Dayane Santos de Souza e pelo Núcleo de Educação Ambiental e Agroecologia - NEAA, representado pelo professor Rosinei Ronconi Vieiras.

O Evento será realizado no Miniauditório do Complexo de Laboratórios do Ifes Campus Itapina em dois horários distintos. No turno vespertino a partir das 13h55min e no turno Noturno às 18h45min.

O evento contará com a participação da Professora Dra. Euzeneia Carlos da Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes e com Luiz Gustavo Gabler e Monnique Greice Malta Cardoso da Rede ComRioComMar.

O Objetivo da mesa-redonda é discutir o crime ambiental, decorrente do rompimento da de Mariana, seus danos humanos e ambientais para a região. Segundo a Professora Dayane Santos de Souza "é de suma importância para a conscientização da comunidade escolar e para o reconhecimento das autoridades frente à necessidade de raparação que eventos como esse ocorra". Ainda segundo a Professora Dayane, " o Rio Doce é um patrimônio dos colatinenses, que já vinha sofrendo sérios processos de degradação. A partir do rompimento da barragem de Mariana, a situação ficou ainda pior".

Segundo o professor Rosinei Ronconi Vieiras "Queremos oportunizar esse debate e promover votações em que as pessoas poderão indicar propostas de reparação e os impactos sofridos a partir desse crime ambiental.

O Evento é gratuito e aberto ao público.

Para maiores informações ligue para (27) 3723-1200 das 07h às 22h.

Mesa redonda Con Vivendo com Rio Doce