Página inicial > Notícias > Estudantes do Campus Itapina são aprovados para 4ª Fase da 11ª ONHB

Estudantes do Campus Itapina são aprovados para 4ª Fase da 11ª ONHB

Publicado: Quarta, 29 de Maio de 2019, 14h04 | Última atualização em Quarta, 29 de Maio de 2019, 14h20

Olimpiada Brasileira de Historia do Brasil 01

4ª fase será realizada de 27/05 a 01/06.

Estudantes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes Campus Itapina são aprovados na quarta fase da 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil - ONHB. Os estudantes Helian de Souza Gonçalves, Victória Quintela Rodrigues de Lima e Wilian Mateus Adriano de Paula são os representantes do Campus Itapina aprovados para a 4ª fase. Todos sob orientação do professor Marcelo Durão Rodrigues da Cunha.

A ONHB é organizada pela Universidade Estadual de Campinas, estado de São Paulo, através de um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de graduação e pós-graduação e fomentada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações - MCTIC e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ. A Olimpiada é formada por 06 (seis) fases on-line, com duração de uma semana cada. Isso significa que as provas estão primeiramente sendo realizadas pela equipe do próprio campus Itapina. Após concluídas todas as fases iniciais, haverá uma final presencial maracada para ocorrer nos dias 17 e 18 de agosto em Campinas.

A primeira fase da ONHB começou no dia 06/05 com um total de 18,5 mil grupos inscritos em todo o país. Neste momento, a competição está em sua 4ª fase e conta com a participação de  7 mil equipes de todos os estados brasileiros, sendo 100 equipes do Estado do Espírito Santo. A 4ª fase da ONHB tem início nesta segunda-feira (27) e vai até o próximo sábado 01/06.

De acordo com o professor Marcelo Durão, a realização da ONHB é uma forma de ampliar os conhecimentos fomentados pela disciplina de história em sala de aula, sendo também uma oportunidade de colocar os alunos em maior contato com o universo da pesquisa histórica e com as mais importantes discussões historiográficas a respeito da história de nosso país.

Como funciona a ONHB

Na competição, equipes formadas por 3 estudantes participam de testes que abordam temas fundamentais da História do Brasil, sob orientação de um professor. Os testes envolvem documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos. As respostas são enviadas, exclusivamente, pelo site e são obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas de equipe e a pesquisa em livros, internet e a orientação dos professores.

Para saber mais sobre a Olimpiada Nacional em História do Brasil, clique aqui.