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Comissão do Novo Ponto Eletrônico recebe membros do Sinasefe

Publicado: Quarta, 10 de Abril de 2019, 10h20 | Última atualização em Quarta, 10 de Abril de 2019, 10h42

Reunião realizada nesta terça-feira (9) foi momento de contextualização sobre estudo da nova norma de controle de frequência no governo federal.

A comissão que estuda maneiras de adequação às novas regras de controle de frequência de servidores do governo federal recebeu, nesta terça-feira (09), os membros indicados pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe). A reunião da comissão, que começou às 9 horas, na Fábrica de Ideias, teve o propósito de contextualizar os novos integrantes e propor os próximos tópicos a serem trabalhados.

Estiveram presentes, representando o sindicato, Suzana Maria Gotardo Chambela, da Seção Santa Teresa; e Thalismar Gonçalves, do Sinasefe Ifes. O encontro foi conduzido pelo pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Luciano Toledo.

Participaram também a diretora-executiva da Reitoria, Danielli Veiga Carneiro Sondermann; a assessora processual Layla Hatab Gama; a chefe do Gabinete do Reitor, Wanessa Gonçalves dos Santos; os diretores-gerais Fábio Lyrio, de Itapina, e Lodovico Ortlieb Faria, de Cariacica; os servidores da Diretoria de Gestão de Pessoas (DRGP) Luciana Amaral Cazoto Guimarães e George Rodrigues Loyola; e a servidora da Diretoria de Tecnologia da Informação (DRTI) Lucila Picoli Dorrigo Costa.

Luciano Toledo apresentou um panorama dos trabalhos da comissão até agora e as implicações da Instrução Normativa 02/2018, da Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, para o Ifes. Os presentes debateram questões relativas ao formato do controle de frequência de técnicos administrativos e docentes, de controle e validação de horas extras, de atrasos e limite anual de horas de ausência no trabalho, entre outros.

Os representantes do Sinasefe manifestaram sua preocupação com uma eventual rigidez excessiva na implantação, no Ifes, das diretrizes gerais compreendidas na Instrução Normativa 02/2018. “A nossa primeira preocupação é que a implementação não engesse o trabalho do Ifes. A segunda é que não prejudique o direito à participação sindical”, explicou Thalismar. Ele acredita que a inclusão de sindicalistas e servidores de diversos campi enriquece as propostas por trazer mais elementos a serem considerados nos trabalhos da comissão.

Suzana Chambela destacou estar satisfeita com o nível da discussão entre os membros da comissão. “Alguns pontos de dúvida já estão sendo pensados. A própria instrução normativa já vem com pontos que podem ser positivos para os servidores, mas outros que serão improdutivos se forem muito burocráticos. A implementação pode vir num sentido bacana, mas tem que vir com cuidado”, avaliou.

O diretor-geral do Campus Itapina, Fábio Lyrio, ressaltou um dilema da comissão. “Há uma ansiedade muito grande nos campi a respeito dos trabalhos, temos que avançar rápido, mas temos que fazer boas escolhas também. Agora é a hora de começar a colocar as coisas na mesa de forma mais concreta”, afirmou.

Próxima reunião
Luciano Toledo avaliou que o encontro desta terça (9) cumpriu o objetivo de contextualizar os novos membros da comissão. Ele propôs um novo encontro, na próxima terça-feira (16), com uma agenda mais executiva, focada na definição do formato do controle de frequência dos docentes e dos técnicos administrativos.

Veja todos os documentos referentes ao Novo Ponto Eletrônico.

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