Página inicial > Notícias > Intercambistas de Moçambique são apresentados à Comunidade Acadêmica do Campus Itapina

Publicado: Terça, 14 de Novembro de 2017, 05h55 | Última atualização em Terça, 14 de Novembro de 2017, 19h42

Professores intercambistas de Moçambique são apresentados à comunidade acadêmica do Campus Itapina.

O Ifes Campus Itapina apresentou à comunidade acadêmica os quatro professores intercambistas de Moçambique.

A solenidade de apresentação dos docentes intercambistas ocorreu no Ginásio Poliesportivo do Campus Itapina "Sebastião Pelúzio de Campos" na manhã de segunda-feira, dia 30 de outubro e contou com a participação de autoridades como o Reitor Pro-Tempore do Ifes, Prof. Dr. Jadir José Pela e o Diretor Geral do Ifes Campus Itapina Prof. Dr. Fabio Lyrio dos Santos. Também estiveram presentes o corpo docente e administrativo do Campus Itapina.

Na terça-feira, dia 01 de outubro, a solenidade de apresentação dos intercambistas ocorreu no turno noturno e contou com a participação do Diretor Geral e dos estudantes dos cursos superiores de Licenciatura em Ciências Agrícolas - LICAN e do curso de Licenciatura em Pedagogia - PED.

Na ocasião as alunas do curso de Pedagogia prepararam um linda mística de acolhimento, cujo objetivo era mostrar que os laços que unem brasileiros e moçambicanos ultrapassam as barreiras a língua portuguesa.

Durante a solenidade, os quatro docentes intercambistas de Moçambique expuseram a realidade social, econômica e política de Moçambique e a contextualizaram em suas formações. Explicaram como funciona o sistema de ensino moçambicano, com ênfase no ensino superior. Ao final foi exposta a bandeira de Moçambique e os estudantes explicaram os símbolos alí inseridos.

Os quatro docentes intercambistas de Moçambique permanecerão por quinze dias de atividades teórico e práticas nas unidades de produção animal, de produção agroindustrial e de análise de solos. Além disso, os moçambicanos participarão de um Dia de Campo agendado para ocorrer no dia 2 de dezembro.

Clique aqui para acessar a agenda completa de atividades dos intercambistas.

O intercâmbio compõe o protocolo de intenções assinado em fevereiro de 2017 pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional da República de Moçambique (MCTESTP). A iniciativa visa fortalecer o desenvolvimento institucional, o intercâmbio cultural e de conhecimento e formar e capacitar pessoas para o mundo do trabalho.

Estão previstas ações como o desenvolvimento de relações diretas entre a Rede Federal e as instituições afins de Moçambique; o intercâmbio de professores e estudantes de cursos técnicos e superiores de tecnologia; a participação de alunos dos dois países em eventos na área da educação profissional e a troca de material didático.

Saiba mais sobre os intercambistas moçambicanos:

Luis Feliciano Nhameleque, cursou Engenharia Hidráulica Agrícola e Água Rural com Especialização* em Gestão de Recursos Hídricos; Xavier Araújo Costa, cursou Engenharia Agrícola do Agronegócio com Especilização* em Gestão de Cadeias de Fornecimento; Melito Júlio Avalinho, cursou Engenharia Hidráulica Agrícola e Água Rural com Especialização* em Sistemas de Irrigação e Drenagem Rural; Nilton Eugénio Mário, também cursou Engenharia Hidráulica Agrícola e Água Rural com Especialização* em Sistemas de Irrigação e Drenagem Rural.

Veja abaixo outras notícias relacionadas a visita dos intercambistas moçambicanos.

* O termo Especialização empregado no perfil dos moçambicanos refere-se a uma especilização inserida no curso de graduação do aluno, conforme a legislação educacional moçambicana. No Brasil o termo Especilização é utilizado para cursos Lato Sensu, ou seja, uma pós Graduação realização após a conclusão da Graduação.