Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Comunicação > Equipe da Prefeitura Municipal de Colatina realiza visita técnica nas instalações agroindustriais recém-reformadas do Campus Itapina
Início do conteúdo da página

Equipe da Prefeitura Municipal de Colatina realiza visita técnica nas instalações agroindustriais recém-reformadas do Campus Itapina

Publicado: Quarta, 12 de Maio de 2021, 17h12 | Última atualização em Quarta, 12 de Maio de 2021, 17h32
imagem sem descrição.

Serviço de Inspeção Municipal inspeciona unidades de produção animal para renovar o SIM.

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes Campus Itapina, recebeu, na manhã desta terça-feira (12/05) uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Infraestrutura Rural do Município de Colatina para uma visita técnica de inspeção em algumas instalações recém-reformadas do campus. Quatro unidades de produção foram visitadas: Aquicultura, Agroindústria - carne, Agroindústria - leite/laticínio e Avicultura.

O objetivo desta visita técnica foi inspecionar as agroindústrias de carne e de leite para a renovação do Selo de Inspeção Municipal (SIM) e certificar o Abatedouro da Avicultura para o abate de aves. No Setor de Aquicultura, foram realizados apontamentos para a realização de obras de reforma em edificação existente para a viabilização de um novo abatedouro de peixes e unidade de filetagem.

A equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Infraestrutura Rural de Colatina esteve presente com o Secretário, Raphael Guimarães Soares, pelo Sub-Secretário, Guilherme Ribeiro Giuberti, juntamente com os médicos veterinários do Serviço de Inspeção Municipal, Dra. Núbia Broetto Miller e Dr. Adriano Marchiori. As unidades foram visitadas, acompanhadas por uma equipe do Campus Itapina, e puderam constatar as reformas e adequações realizadas pelo campus nos últimos meses, para cumprimento das exigências para a expedição do SIM.

Estiveram presentes na visita técnica, o Diretor Geral do campus, Fabio Lyrio Santos, o Diretor de Administração e Planejamento, Bruno Kapitsyki Barbieri, o Coordenador de Zootecnia Veredino Louzada da Silva Junior, a Coordenadora de Agroindústria, Renata Gati Dala Bernardina, o professor de Aquicultura, Marcelo Gomes de Araújo e a Médica Veterinária, Dra. Sherrine Queiroz Fermo de Andrade.

Aproveitando a agenda, o Diretor Geral do campus e o Secretário Municipal de Desenvolvimento e Infraestrutura Rural discutiram novas possibilidades de acordos de parcerias entre as instituições, abrangendo capacitações, treinamentos e canais de distribuição da produção própria do Ifes Campus Itapina.

De acordo com o Diretor Geral, professor Fábio Lyrio Santos, “os investimentos nas unidades educativas de produção e na melhoria contínua da qualidade dos produtos é uma realidade graças a um Programa de parceria entre o Campus e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia do Ifes, a Facto. O Programa, criado especialmente para este fim, vem promovendo, desde 2019, uma maior geração de recursos próprios por parte do campus, o que permite mais investimentos e consequentemente melhoria da qualidade dos produtos oferecidos para a comunidade”.

Saiba mais sobre o SIM

O Selo de Inspeção Municipal, também chamado de SIM, é um certificado emitido pela Prefeitura Municipal de Colatina, através do Serviço de Inspeção Municipal da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Infraestrutura Rural que tem como objetivo garantir que todo produto agropecuário de origem animal, antes de ser comercializado, possui instalações de processamento de alimentos adequados de acordo com a legislação sanitária vigente. O SIM permite que o produto inspecionado seja comercializado dentro do município em que ele é processado.

O SIM, é um selo da esfera municipal, emitido exclusivamente pelo município. Existem também o SIE, Selo de Inspeção Estadual e o SIF, Selo de Inspeção Federal.

 

 

2021 Visita Tecnica SIM PMC 02

2021 Visita Tecnica SIM PMC 04

registrado em:
Fim do conteúdo da página