Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Unidades do Ifes realizam Abraço pela Paz
Início do conteúdo da página

Unidades do Ifes realizam Abraço pela Paz

Publicado: Sexta, 28 de Abril de 2023, 16h32 | Última atualização em Sexta, 28 de Abril de 2023, 16h37

Atividade faz parte de campanha mobilizada em todos os Institutos Federais do país.

Estudantes, servidores e colaboradores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) organizaram, nesta sexta-feira (28), um momento de reflexão e mobilização para a promoção da cultura da paz nas escolas e na sociedade. A campanha “Abraço pela Paz” é uma iniciativa proposta pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que convidou estudantes, servidores e colaboradores de toda a Rede Federal a realizar um abraço simbólico simultâneo no prédio principal dos seus respectivos campi.

Na Reitoria do Ifes, a atividade contou com uma reunião de reflexões sobre a violência nas escolas e na sociedade, além de um café da manhã colaborativo. O encontro foi conduzido pela reitora em exercício, Danielli Sondermann, e contou com mensagens das pró-reitorias de Desenvolvimento Institucional, Administração, Extensão, Pesquisa e Ensino.

Após justificar a ausência do reitor Jadir Pela, que está em missão institucional, Danielli agradeceu aos servidores e servidoras presentes. Ela também fez considerações sobre a paz nas escolas. “Sabemos que os episódios de violência extrema nas escolas têm relação com a saúde mental das pessoas que perpetram os ataques, mas também envolvem questões complexas, como o racismo, a homofobia, o fascismo, e por isso são tão difíceis. Embora a solução não seja simples, mobilizações como essa ajudam a estarmos melhores preparados para essas questões”, disse.

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Luciano Toledo, destacou algumas ações que estão sendo tomadas, no âmbito da administração central do Ifes, em resposta aos últimos acontecimentos e ao clima que toma conta de escolas de todo o país. “Por iniciativa do nosso Comitê de Crise, realizamos algumas ações, entre elas um treinamento para gestores sobre segurança nas escolas, que estamos buscando formas de replicar para toda a Rede Ifes; a aproximação com o Governo do Estado para participação nas ações propostas por eles; o posicionamento firme e a criação de uma grande campanha voltada para a cultura de paz em nossas unidades”, informou. Luciano também ressaltou que medidas de aprimoramento do controle de acesso aos campi também estão sendo estimuladas pela Reitoria.

O pró-reitor de Administração, Lezi José Ferreira, disse que, apesar do enfrentamento aos problemas de insegurança pedir iniciativas integradas de toda a comunidade escolar em diversos âmbitos, o que depender de ações administrativas será priorizado pela Reitoria do Ifes. “Temos um orçamento limitado, mas estamos nos esforçando para garantir que não faltem recursos para implementação de sistemas de controle e monitoramento de acesso em nossas unidades, por exemplo”, destacou.

Outras reflexões também foram feitas pelo pró-reitor de Extensão, Lodovico Ortileb, de Pesquisa e Pós-graduação, André Romero, e pelo diretor de Graduação, Aldieris Caprini. “Vivemos tempos estranhos, de assombro com tudo isso, e temos que nos lembrar a todo o momento que um ambiente saudável, de paz, é construído com o respeito aos colegas, aos estudantes, ao próximo”, disse Ortileb.

Ifes pela Paz
Além da ação do Conif, o Ifes também promove uma campanha permanente para fortalecer a cultura da paz na instituição, o Ifes pela Paz. A iniciativa foi lançada nesta sexta-feira (28) com a página da campanha no site do Ifes reunindo as ações institucionais voltadas à temática. Acesse: ifes.edu.br/ifes-pela-paz.

Mobilização nos campi
As unidades do Ifes também participaram da mobilização nacional, com a realização de momentos de reflexão com os membros da comunidade acadêmica e um abraço simbólico aos campi.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - ACS - Ifes - Reitoria.

registrado em:
Fim do conteúdo da página