Página inicial > Notícias > Ifes adere ao programa Pé de Meia

Ifes adere ao programa Pé de Meia

Publicado: Quinta, 07 de Março de 2024, 08h59 | Última atualização em Quinta, 07 de Março de 2024, 08h59

Iniciativa do Governo Federal vai contemplar estudantes matriculados no Ensino Médio.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) aderiu ao Programa Pé de Meia, do Governo Federal. Instituído pela Lei n. 14.818/2024, a iniciativa é uma forma de poupança que será disponibilizada para estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família que estão matriculados no ensino médio. O programa terá início ainda neste primeiro semestre de 2024.

O Pé de Meia tem como objetivo fomentar a permanência e a conclusão escolar dos estudantes de Ensino Médio público, democratizando o acesso e reduzindo as desigualdades sociais entre os jovens dessa etapa de ensino. O benefício será concedido a estudantes com idades entre 14 e 24 anos, que estejam matriculados no Ensino Médio regular da rede pública, bem como aos estudantes de 19 a 24 anos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica será a pioneira na implementação da iniciativa.

Os estudantes não precisam se cadastrar pois a própria instituição realiza o cadastro a partir daqueles que estão matriculados nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e que são beneficiários do Bolsa Família. Todo o processo de cadastro e monitoramento é feito pela instituição.

Nesta etapa inicial do programa, podem participar os estudantes de 14 a 24 anos matriculados no ensino médio regular em escolas da rede pública e que fazem parte de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. O primeiro pagamento será feito entre o fim de março e o começo de abril, relativo ao Incentivo-Matrícula.

Confira mais informações sobre o programa em: gov.br/mec/pt-br/pe-de-meia.