Página inicial > Notícias > Reitores da Rede Federal elegeram a nova presidência do Conif para 2024

Reitores da Rede Federal elegeram a nova presidência do Conif para 2024

Publicado: Segunda, 05 de Fevereiro de 2024, 09h05 | Última atualização em Segunda, 05 de Fevereiro de 2024, 09h05

Reitor do IF Goiano, Elias de Pádua Monteiro, foi eleito presidente. Nova diretoria toma posse em março.

O pleno do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) elegeu Elias de Pádua Monteiro, reitor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), para a presidência do colegiado em 2024. A votação ocorreu nesta terça-feira (30/1), durante a 130ª Reunião Ordinária do Conselho, realizada em Brasília. A eleição teve chapa única e contabilizou 27 votos válidos, sendo 22 a favor, 5 em branco e 9 ausências.

A chapa eleita é composta ainda pelo reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Carlos Guedes, que assumirá a vice-presidência de Relações Parlamentares; pelo reitor do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Jaime Alves, responsável pela vice-presidência de Administração; além dos reitores Rafael Almada, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), e Júlio Heck, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), que ocuparão as vice-presidências de Relações Institucionais e Assuntos Acadêmicos, respectivamente.

elias presidente do conif

Elias Monteiro destacou durante a apresentação do plano de trabalho da nova presidência as pautas que devem nortear a gestão, como a consolidação do Planejamento Estratégico da Rede Federal e a recomposição orçamentária das instituições. “É grande desafio exercer essa liderança e vamos batalhar por um orçamento digno da Rede Federal para continuarmos a ofertar a educação pública, gratuita e de qualidade", destacou o presidente eleito.

O processo eleitoral foi conduzido pela reitora do Instituto Federal de Brasília (IFB), Veruska Machado, contando com a colaboração das reitoras Ruth Sales, do Instituto Federal de Sergipe (IFS), como vice-presidente, e Nídia Heringer, do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), como primeira secretária. O diretor executivo do Conif, Alexandre Bahia, e o secretário administrativo do Conselho, James Dantas, também integraram a comissão eleitoral.

A posse da nova gestão ocorrerá em março, durante a 131ª reunião do colegiado, em Brasília. A solenidade será presencial e terá transmissão ao vivo pelo canal do Conif no YouTube.

presidencia conif 2024

Conif
Criado em 24 de março de 2009, o Conif tem como objetivos a valorização, o fortalecimento e a consolidação dos 38 institutos federais, dois centros federais de educação tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II, totalizando 630 unidades em todo o país.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif