Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Campus Itapina realiza destino correto para 570 lâmpadas fluorescentes e de led
Início do conteúdo da página

Campus Itapina realiza destino correto para 570 lâmpadas fluorescentes e de led

Publicado: Terça, 22 de Outubro de 2019, 11h14 | Última atualização em Terça, 22 de Outubro de 2019, 11h14

Lampadas foram entregues em um hipermercado de Vitória que recebe lâmpadas fluorescentes e de Led queimadas.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes Campus Itapina realizou no dia 11/10/2019 a destinação correta de aproximadamente 570 lâmpadas fluorescentes e de Led que estavam queimadas em um hipermercado de Vitória. O hipermercado recebe esse tipo de material poluente e destina a uma empresa que faz o descarte correto do material.

Segundo o Coordenador de Serviços Auxiliares e Transportes - CAT do Ifes Campus Itapina, Sr. Vitório Correa Júnior, "a iniciativa de recolher e descartar corretamente essas lâmpadas partiu de servidores que, atentos, ao observarem a substituição de lâmpadas no campus, questionaram qual era o destino dado a elas". Até aquele momento, as lâmpadas eram descartadas diretamente no lixo comum.

A partir do questionamento dos servidores, a CAT iniciou dois trabalhos simultâneos, o primeiro, de recolher e armazenar as lâmpadas queimadas em local seco e seguro, e em segundo, iniciou um trabalho de procurar um estabelecimento comercial que receba esse material.

Segundo o Diretor Geral, professor Fábio Lyrio Santos, "É preciso termos a consciência que há uma série de produtos que não devem ser descartados como lixo comum. Lâmpadas fluorescentes, por exemplo, são altamente poluentes e devem ser descartadas em local apropriado".

A iniciativa deu tão certo que em um ano foram recolhidas 570 lâmpadas queimadas no campus. E a partir desta primeira destinação iremos continuar a juntar este material tão poluente ao meio ambiente.

Ainda de acordo com o Vitório Júnior, "as pessoas acham que 570 lâmpadas em um ano é muita quantidade, mas devemos lembrar que o campus é uma grande fazenda com estrutura de uma cidade". O campus Itapina possui um quantitativo de 1600 lâmpadas, sendo que nos últimos anos têm sido realizado um esforço por parte da administração para substituir lâmpadas incadecentes e fluorescentes por LED, mais econômicas e duráveis.

Para saber mais sobre a Coordenadoria de Serviços Auxiliares e Transportes - CAT, clique aqui, ou entre em contato pelo telefone (27) 3723-1297.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página