Página inicial > Notícias > Ifes divulga comunicado sobre manutenção do contingenciamento

Ifes divulga comunicado sobre manutenção do contingenciamento

Publicado: Terça, 03 de Setembro de 2019, 21h10 | Última atualização em Terça, 03 de Setembro de 2019, 21h11

Veja medidas já tomadas e perspectivas daqui pra frente.

Diante da perspectiva de manutenção do contingenciamento do orçamento, que representa cerca de 38% do valor total de custeio da instituição, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) vem esclarecer à sua comunidade acadêmica e à sociedade a respeito das medidas já tomadas e perspectivas daqui pra frente.

Até o presente momento, o Ifes recebeu 58,8% do montante referente ao custeio e assistência estudantil, o que significa um valor de R$ 48.294.284. Se for considerada proporcionalmente a divisão mensal do orçamento para o ano de 2019, a instituição já deveria ter recebido 70%.

A partir da divulgação da notícia de contingenciamento, foram adotadas várias medidas, como: cancelamento ou diminuição do alcance de eventos institucionais, tais como o Integra Ifes e os Jogos do Ifes (para alunos); cancelamento de cursos de capacitação para servidores; redução de mais de 50% na concessão de diárias (em relação ao mesmo período do ano anterior); redução nos postos de trabalho e nos contratos de terceirizados; redução do uso de ar-condicionado nos campi; e redução drástica no número de visitas técnicas (com a suspensão completa em alguns campi).

As atividades de ensino oferecidas pelo Ifes já foram comprometidas diante do anúncio de contingenciamento, porém é importante ressaltar que, enquanto os serviços essenciais como água e luz estiverem mantidos, a prioridade é continuar as atividades letivas para todos os alunos da instituição.

O Ifes lembra que já absorveu dedução orçamentária de mais de 25% desde 2015, quando perdeu R$ 20 milhões em sucessivos cortes e ações de redução de gastos movidos pelo governo federal. Muitos contratos continuados, como os de vigilância, limpeza e manutenção predial, já haviam sido revistos e reduzidos ao longo desse tempo.

Paralelamente, nos últimos meses, os gestores da instituição buscaram negociar com o governo federal a liberação de verbas, inclusive com os ministérios da Educação e da Economia, além de articularem a liberação de recursos junto a parlamentares. Entretanto, caso não haja uma mudança no atual cenário de contingenciamento, o Ifes continua na incerteza sobre como arcar com contas básicas e contratos mensais.

Com 22 campi, o Instituto atende atualmente 35.664 estudantes no Espírito Santo, em cursos de qualificação de trabalhadores, em nível técnico e superior (graduação e pós-graduação), além de formação de professores. O Ifes coleciona resultados expressivos em todas as áreas que atua em 109 anos de história, e mantém a esperança de continuar prestando à sociedade uma educação pública, gratuita e de qualidade.