Página inicial > Notícias > Cursos de graduação do Ifes serão avaliados no Enade 2019

Cursos de graduação do Ifes serão avaliados no Enade 2019

Publicado: Quinta, 29 de Agosto de 2019, 18h58 | Última atualização em Quinta, 29 de Agosto de 2019, 18h58

Estudantes concluintes devem responder ao questionário e fazer a prova, que será aplicada em novembro.

Em 2019, alunos concluintes de cursos de graduação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) serão avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O exame avalia o desempenho dos estudantes dos cursos de graduação e é componente curricular obrigatório. Abrange o questionário do estudante, a prova, o questionário de percepção da prova e o questionário do coordenador de curso.

A partir de segunda-feira (2), os concluintes dos cursos avaliados poderão responder ao questionário do estudante. O questionário é um dos itens utilizados pelo Enade para avaliar o rendimento dos alunos em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. São considerados concluintes aqueles que já tenham cumprido mais de 80% da carga horária total do curso.

Nesta edição, farão a prova os estudantes concluintes dos cursos: Agronomia (Campi Itapina e Santa Teresa); Arquitetura e Urbanismo (Campus Colatina); Engenharia de Produção (Campus Cariacica); Engenharia Sanitária e Ambiental (Campus Vitória); Engenharia de Controle e Automação (Campus Serra); Engenharia Elétrica (Campi Guarapari e Vitória); Engenharia Mecânica (Campi Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus e Vitória); e Engenharia Metalúrgica (Campus Vitória).

O prazo para responder ao questionário termina no dia 21 de novembro. Os concluintes também deverão realizar a prova, que será aplicada no dia 24 de novembro. O preenchimento completo do questionário do estudante é requisito necessário para a visualização do local da prova, que estará disponível para consulta exclusivamente no Sistema Enade.

Ciclo avaliativo
O ciclo avaliativo desta edição do Enade engloba os cursos de bacharelado em Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Engenharias e áreas afins; bacharelado em Arquitetura e Urbanismo; e cursos superiores de Tecnologia nas áreas de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança.

Neste ciclo são avaliados 15 cursos de graduação do Ifes, com alunos ingressantes e concluintes, mas somente 13 cursos participam da prova, pois já contam com alunos que já cumpriram mais de 80% da carga horária total do curso.

Enade
O Enade é uma das avaliações que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. Saiba mais: http://inep.gov.br/enade.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - ACS - Reitoria