Página inicial > Notícias > Inep selecionará certificadores para o Enem em todos os estados do Brasil

Inep selecionará certificadores para o Enem em todos os estados do Brasil

Publicado: Quarta, 17 de Julho de 2019, 09h48 | Última atualização em Quarta, 17 de Julho de 2019, 09h48

Os interessados poderão se inscrever até 22 de julho.

Servidores públicos federais e professores da rede pública poderão trabalhar na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, que será aplicado em todo o Brasil nos dias 3 e 10 de novembro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acaba de publicar o edital de chamada pública com todas as regras da Rede Nacional de Certificadores (RNC). Nos dias do exame, os certificadores vão atuar como representantes do instituto em todos os locais de prova e serão responsáveis por conferir procedimentos.

O trabalho será remunerado por meio de Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso (GECC), no caso dos servidores do Poder Executivo Federal, e por Auxílio Avaliação Educacional (AAE), no caso dos docentes das redes públicas de ensino estaduais e municipais. O valor pago é de R$ 342, sendo R$ 28,50 por hora de trabalho.

Os interessados poderão se inscrever até 22 de julho, pelo sistema ou pelo aplicativo da RNC. Antes da inscrição, é necessário fazer um cadastro na página da rede nacional de certificadores na internet. Somente após esta etapa é que o interessado fica habilitado a se inscrever na RNC. Aqueles que já realizaram o cadastro em anos anteriores poderão atualizar as informações cadastrais ou realizar a inscrição diretamente.

Critérios para participação

Ser servidor público, em exercício em 2019, do Poder Executivo Federal regido pela Lei nº 8.112 ou docente da rede estadual ou municipal de ensino efetivo e registrado no Censo Escolar 2018;
Ter formação mínima em ensino médio;
Não estar inscrito como participante do Enem 2019;
Não ter cônjuges/companheiros ou parentes – em linha reta, colateral ou por afinidade de até terceiro grau – inscritos no Enem 2019;
Não ter vínculo com as atividades do processo logístico de elaboração, impressão, distribuição e aplicação ou de observação da aplicação do Enem e nem com o processo de correção da redação.
Para atuar na RNC também é indispensável ter smartphone ou tablet com acesso à internet móvel. A inscrição e o trabalho de certificação poderão ser feitos pelo aplicativo da RNC. Os certificadores precisam, ainda, ter computador com acesso à internet para realização do curso de capacitação. As especificações técnicas estão detalhadas no edital.

Confira o edital de chamada pública

Acesse a página da RNC para realizar o cadastro