Página inicial > Notícias > Campus Itapina realiza Programa de Extensão de Assistência em Vacinação contra a Brucelose

Publicado: Terça, 02 de Julho de 2019, 15h27 | Última atualização em Terça, 02 de Julho de 2019, 15h27

Neste ano o Projeto de Extensão foi realizado nos dias 15 e 26 de junho.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes - Campus Itapina realizou ações do projeto de extensão que oferta assistência em vacinação contra a Brucelose a comunidades do entorno do Campus. Em 2019, foram realizadas ações nos córregos Jacarandá, Piabas do Norte, São João Grande, São Pedro Frio, Alegre e Monte Alverne. As ações ocorreram nos dias 15 e 26 de junho e contaram com a presença de 20 alunos e 2 estagiários que participaram do curso prático de vacinação contra a Brucelose, abrangendo a contenção, vacinação e marcação a ferro candente de 95 bezerras em 22 propriedades rurais.

O projeto visa promover o cumprimento da legislação de controle sanitário da brucelose pelo produtores rurais no entorno da instituição, garantindo maior segurança ao rebanho do campus que possui certificado de Propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose, e oferecer uma complementação pedagógica na forma de capacitação para os alunos, dando-lhes mais uma opção de atuação profissional.

Desde 2015 o curso é organizado pela Médica Veterinária do Campus Sherrine Queiroz Fermo Andrade, pelo Professor Nilson Nunes Morais Júnior e pelo técnico administrativo Deomar Sérgio Plaster Verdin, cujo treinamento prático é realizado na forma de assistência aos produtores rurais no entorno do campus.

Segundo a coordenadora do projeto e médica veterinária do campus Itapina Sherrine Queiroz Fermo Andrade, "a Brucelose é uma zoonose cuja vacinação é obrigatória em todo o território nacional e para fazer cumprir a legislação que exige comprovação semestral mediante atestado de vacinação no órgão de defesa oficial. Já o treinamento prático prioriza técnicas de contenção de bezerras visando o bem estar animal e prevenção de acidentes, uso de EPI para manipulação da vacina, marcação a ferro candente e descarte adequado do lixo contaminado".

A Brucelose é uma doença infecciosa grave que constitui uma zoonose. Com o intuito de reduzir o impacto negativo dessa zoonose à saúde humana e animal, foi instituído o Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose (PNCEBT). Criado em 2001, o programa estabelece a obrigatoriedade de vacinação de fêmeas bovinas e bubalinas de 3 a 8 meseses contra a Brucelose. O procedimento de vacinação deve ser realizado por médido veterinário ou vacinador devidamente capacitado e cadastrado no órgão estadual de defesa agropecuária.

O Projeto de extensão é desenvolvido pela Médica Veterinária do Campus Sherrine Queiroz Fermo Andrade, pelo Professor Nilson Nunes Morais Júnior e pelo técnico administrativo Deomar Sérgio Plaster Verdin.