Página inicial > Notícias > NOTA DA DIREÇÃO GERAL DO Ifes CAMPUS ITAPINA

NOTA DA DIREÇÃO GERAL DO Ifes CAMPUS ITAPINA

Publicado: Domingo, 05 de Maio de 2019, 22h45 | Última atualização em Domingo, 05 de Maio de 2019, 22h47

O bloqueio anunciado pelo MEC representa cerca de 38% do valor total de custeio da instituição.

Neste sábado, 04/05/2019, a Diretoria do Ifes Campus Itapina esteve reunida discutindo a questão do contingenciamento de 38% do orçamento de custeio do Instituto Federal do Espírito Santo, anunciado pelo MEC, e os impactos diretos que essa decisão acarreta sobre as atividades do campus. Os possíveis cenários para os próximos meses foram considerados, abordando inclusive as situações de risco extremo ao campus, e as estratégias cabíveis de enfrentamento de crise foram traçadas. Contudo, diante de todos os esforços administrativos e financeiros que já vêm sendo realizados pela equipe de gestão do campus nos últimos meses, visando a redução de gastos, o uso eficiente dos recursos orçamentários disponíveis e a captação de recursos extra-orçamentários, esforços estes que têm produzido os efeitos positivos esperados, mesmo a projeção mais otimista para a saúde financeira do campus nos próximos meses revela ser imprescindível que o MEC recue de sua decisão e, de fato, não prossiga com o corte orçamentário pretendido. Do contrário, a menos que novos fatos e possibilidades surjam e alterem o cenário atual, a manutenção das atividades de ensino, pesquisa e extensão do Campus Itapina no segundo semestre deste ano de 2019 ficariam severamente prejudicadas, não descartando o risco, em caso extremo, de uma interrupção total.

Desse modo, a Direção Geral CONVOCA toda a comunidade escolar interna (estudantes, servidores, terceirizados, anistiados e estagiários) para uma reunião geral a ser realizada no ginásio poliesportivo do campus, nesta segunda-feira, 06/05/2019, das 14h30 às 15h30 e, em segundo momento, neste mesmo dia, no refeitório do campus, das 18h45 às 19h45.

Sabemos que qualquer interrupção na rotina das aulas e demais atividades acadêmicas causa prejuízo a nossos estudantes, mas entendemos que a comunidade precisa estar ciente dos fatos e informações e que o comprometimento de todos, neste momento difícil, é fundamental.

Todas as informações acerca da situação serão também repassadas aos pais e responsáveis dos alunos dos cursos técnicos, na reunião do dia 08/05/2019, quarta-feira.

Agradecemos a compreensão.

A Direção.