Página inicial > Notícias > Campus Itapina participa de Programa de Capacitação em Segurança de Barragens realizado pela Enap em Brasília

Publicado: Quarta, 10 de Abril de 2019, 08h24 | Última atualização em Terça, 03 de Maio de 2022, 13h07

barragenscapa1

Na última sexta-feira (29/03) foi realizada a entrega de certificados a 60 servidores públicos que cursaram, durante uma semana, o Programa de Capacitação em Segurança de Barragens. O evento ocorreu no Campus Jardim da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com a presença de autoridades do Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Economia e Agência Nacional de Mineração (ANM), que destacaram o espírito público e o compromisso dos servidores que, voluntariamente, inscreveram-se nos cursos com a disposição de prestarem melhores serviços à sociedade.

O Campus Itapina, disponibilizou a servidora Eliege da Silva Madeira ao evento para garantir juntamente com as agencias reguladoras (ANA, ANM, ANEEL) de fiscalizações governamentais a eficiência, destacando o espírito público em servir a sociedade num problema que aflige a nação na segurança de barragens.

“Atuar na prevenção e gestão de riscos é papel do servidor público”, disse Aline Soares, Presidente da Enap, ressaltando a preocupação da Escola em atender com rapidez a essa demanda de treinamento formulada pelos ministérios e agências reguladoras e reafirmando a expectativa de que os alunos façam uso da plataforma de muitos outros cursos oferecidos pela Enap, em diferentes áreas.

O diretor-geral da Agência Nacional de Mineração, Victor Bicca, agradeceu aos servidores da ANM que se inscreveram no curso, e a “todos que se colocaram na linha de frente, com espírito público, para servir à sociedade”, afirmou. Ele citou a Portaria nº 193/2018, que permite a movimentação de servidores entre ministérios e órgãos, a qual viabiliza, neste momento, a chegada de quase 40 novos servidores para reforçar a equipe de fiscalização da ANM.

Paulo Uebel, Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia afirmou que “é muito bom quando o governo dá resposta rápida a um problema que aflige a sociedade”, referindo-se à realização do Programa de Capacitação em Segurança de Barragens. “Vocês dignificam a atividade pública, merecem reconhecimento e agradecimentos. Esperamos que a sociedade veja esses resultados”, afirmou, dirigindo-se aos alunos e instituições envolvidas no programa.

Os objetivos do Programa

O Programa de Capacitação em Segurança de Barragens foi demandado pelos ministérios relacionados à temática e concebido para ampliar o alcance da força de trabalho do governo e o número de servidores aptos a trabalhar na fiscalização de barragens. Foram convidados ao treinamento servidores públicos que já tivessem experiência nas áreas de Geologia, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental ou áreas correlatas.

Coube às agências reguladoras o conteúdo técnico e à Enap a formatação dos cursos, divulgação ao público e toda a infraestrutura para realização do evento.

Durantes os meses de fevereiro e março foram capacitados cerca de 200 servidores, compreendendo os cursos sobre Segurança em Barragens de Rejeitos de Mineração e Segurança em Barragens de Sistemas de Produção de Energia Elétrica.

Fonte: Comunicação Social - ENAP