Página inicial > Notícias > Estudante do curso de Licenciatura em Pedagogia lança seu primeiro Livro de Literatura Infantil

Publicado: Quinta, 04 de Abril de 2019, 13h58 | Última atualização em Quinta, 04 de Abril de 2019, 14h00

Livro 1

No sábado (30/03) ocorreu o lançamento do primeiro Livro de Literatura Infantil da aluna, do 9º período de Licenciatura em Pedagogia, do Ifes Campus Itapina, Josilene Maulaz Pereira. O evento do lançamento do Livro “Zum, zum, zum” aconteceu na Escola Municipal CEIM “Professora Zita Botelho de Almeida", em Colatina.

“Zum, zum, zum", trata-se de um projeto que foi idealizado a partir de uma proposta de elaboração de material didático do componente curricular Agroecologia, orientado pela professora Msc. Tessa Chimalli.

O objetivo do projeto é despertar nas crianças que todos os seres são importantes na natureza e cada um tem suas características e suas funções, e ainda de instigá-las ao gosto pela leitura e que é possível aprender de forma divertida.

Para isso, a autora, traz uma história de charada com as dicas que quem será o personagem principal que leva aos alunos analisarem as características dos animais que existentes na natureza que encaixam na descrita no livro, além de passarem a conhecerem mais do animal em exposição, ainda tem a oportunidade de aprimorar sua coordenação motora com a pintura dos desenhos ilustrativos do livro, ações estas influenciaram no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.

De acordo com a autora e estudante Josilene Maulaz Pereira, autora do livro “Zum, zum, zum”, "o projeto veio ao encontro do que nós estudantes buscávamos em termos de práticas pedagógicas diferenciadas para promover a introdução de Agroecologia no cotidiano escolar. Desde o planejamento à culminância, pensamos com muito zelo e cuidado em como abordaríamos a temática com os estudantes do 1º e 2º períodos do ensino infantil. Hoje, sentimos que o projeto foi inovador no sentido de trazer para mais perto os conceitos de Agroecologia e da importância do cuidado com todos os animais e com a natureza, através do fabuloso mundo da literatura infantil.”

Todo o sucesso do projeto só foi possível graças ao empenho e persistência da autora e o apoio da professora Msc. Selma Lúcia de Assis Pereira do IFES Venda Nova do Imigrante e da Pedagoga Adriana Fleischmann do IFES Itapina.)

O evento de Lançamento do Livro “Zum, zum, zum” contou com a presença das professoras Carla Regani, Maria da Penha Corona e a interprete Karla Fortes e alunas da pedagogia do IFES Itapina e toda comunidade escolar do Bairro Colúmbia.

De acordo com a Interprete de libras Karla Fortes do IFES Itapina, "É com imensa alegria que estamos presentes para prestigiar um projeto importante, organizado, planejado e impactante para toda a comunidade escolar, parabéns à Autora, e que venham mais livros...".