Página inicial > Notícias > Curso de Licenciatura em Pedagogia é avaliado com nota 4 pelo MEC

Curso de Licenciatura em Pedagogia é avaliado com nota 4 pelo MEC

Publicado: Segunda, 17 de Junho de 2019, 10h53 | Última atualização em Segunda, 17 de Junho de 2019, 14h54

O curso é ofertado pelo Campus de Itapina, desde 2015.

O curso superior de Licenciatura em Pedagogia do Campus de Itapina, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), foi avaliado como de excelência, com a nota 4, no processo de reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). As notas vão de 1 a 5. O reconhecimento é um procedimento solicitado pelas instituições quando o curso completa 50% de sua carga horária. Ele é necessário para a validade nacional dos respectivos diplomas.

Uma comissão avaliadora esteve no campus nos dias 11 de março e 12 de março, e levou em consideração aspectos como ensino, infraestrutura, corpo docente, organização didático-pedagógica e plano de desenvolvimento. Na avaliação, é atribuída um nota de que indica o desempenho do curso, que pode ser “insatisfatório” (quando a nota atribuída é inferior a 3) ou “satisfatório” (para nota igual ou acima de 3), sendo o conceito 4 considerado “muito bom”, e 5, a nota máxima, situação em que o curso é considerado excelente.

Segundo Rogério Omar Caliari, coordenador do curso, todos do campus estão muito satisfeitos com a nota. “A nota é fruto do trabalho em equipe e da parceira entre alunos, professores, servidores técnicos administrativos e comunidade, que nos últimos seis anos, desde a construção do projeto pedagógico até sua aprovação, se solidificou e consolidou o campus Itapina um polo de referência na formação de professores".

Em agosto de 2019 o curso de Licenciatura em Pedagogia formará sua primeira turma.

O reconhecimento é feito quando a primeira turma de uma nova graduação entra na segunda metade do curso. Nessa ocasião, o MEC verifica critérios como a organização didático-pedagógica, o corpo docente, discente e técnico-administrativo e as instalações físicas.

O curso
O curso superior de Licenciatura em Pedagogia é ofertado na modalidade presencial, com duração de quatro anos e meio. São oferecidas 40 vagas anualmente. A seleção é feita por processo seletivo realizado pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), mediante a utilização da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).