Página inicial > Notícias > Campus Itapina realiza curso prático de vacinação contra a Brucelose

Campus Itapina realiza curso prático de vacinação contra a Brucelose

Publicado: Quinta, 29 de Novembro de 2018, 11h26 | Última atualização em Quinta, 29 de Novembro de 2018, 11h26

Campus Itapina realiza projeto de extensão que oferta curso prático de vacinação contra a Brucelose aos alunos formandos dos cursos técnicos em Agropecuária e Zootecnia.

O Instituto Federal de Educação do Espírito Santo - Ifes - Campus Itapina realizou no sábado (24/11) o segundo curso de vacinação contra brucelose do ano 2018 com a participação de 13 alunos e 3 servidores. Dos 32 produtores cadastrados pelo projeto, 10 foram assistidos nessa 1ª etapas e 10 serão assistidos pelos mesmos alunos na próxima segunda-feira, dia 03/12, totalizando 128 bezerras vacinadas contra Brucelose.

O curso é ofertado semestralmente nos meses de junho e novembro desde 2015 e o treinamento prático é realizado na forma de assistência aos produtores rurais no entorno do campus. Desde que foi cadastrado como projeto de extensão (06/2017) foram realizados 7 ações de assistência ao produtor.

O projeto visa promover o cumprimento da legislação de controle sanitário da brucelose pelo produtores rurais no entorno da instituição, garantindo maior segurança ao rebanho do campus que possui certificado de Propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose, e oferecer uma complementação pedagógica na forma de capacitação para os alunos, dando-lhes mais uma opção de atuação profissional.

A Brucelose é uma doença infecciosa grave que constitui uma zoonose. Com o intuito de reduzir o impacto negativo dessa zoonose à saúde humana e animal, foi instituído o Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose (PNCEBT). Criado em 2001, o programa estabelece a obrigatoriedade de vacinação de fêmeas bovinas e bubalinas de 3 a 8 meseses contra a Brucelose. O procedimento de vacinação deve ser realizado por médido veterinário ou vacinador devidamente capacitado e cadastrado no órgão estadual de defesa agropecuária.

O Projeto de extensão é desenvolvido pela Médica Veterinária do Campus Sherrine Queiroz Fermo Andrade, pelo Professor Nilson Nunes Morais Júnior e pelo técnico administrativo Deomar Sérgio Plaster Verdin.

Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.