Página inicial > Notícias > Campus Itapina participa da II Jornada de Integração do Ifes

Campus Itapina participa da II Jornada de Integração do Ifes

Publicado: Quinta, 29 de Novembro de 2018, 09h55 | Última atualização em Quinta, 29 de Novembro de 2018, 09h56

Abertura contou com palestra sobre pesquisa e produção científica na pós-graduação.

O Campus Cariacica do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) recebe, desde a manhã desta terça-feira (27) a II Jornada de Integração do Ifes. O evento integra as áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição, com as atividades simultâneas da XIV Jornada de Iniciação Científica, da II Jornada de Extensão e neste ano, da I Jornada de Ensino.

A abertura contou com a palestra “A iniciação científica e a pós-graduação”, do Professor Dr. Vicente Santos de Oliveira, Pró-Reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação do Instituto Federal Fluminense (IFF). O palestrante apresentou dados relevantes sobre a produção científica e no país.
­
Durante a palestra, Vicente elogiou a realização do evento integrado. “Acho muito interessante a proposta de juntar as três áreas em um único evento . Vou levar para o IFF e verificar a possibilidade de aplicarmos essa experiência lá também”, disse.

Ao longo de sua fala, o professor apresentou um panorama da pesquisa na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e reforçou a importância das ações em rede dos Institutos Federais. “Já temos muitas ações em rede, mas precisamos integrar mais. Um exemplo é por meio da troca de artigos para publicações em nossas revistas científicas”, sugeriu.

Ainda pela manhã, aconteceu a mesa-redonda “Entre a teoria e a prática: compartilhar para inovar”, com Caroline Merlo Meneghelli, ex-aluna do Ifes e doutoranda na UFV; Octavio Cavalari Júnior, ex-aluno do Ifes e Diretor-Geral do Campus Colatina do Instituto; e Giovani de Oliveira Silva Junior, ex-aluno do Ifes e sócio da empresa Intechno. A mesa foi mediada pela Dra. Paola Alfonsa Vieira Lo Monaco, Coordenadora do Programa Institucional de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Picti).

Antes, os participantes receberam saudações do Diretor Geral do Campus, Ludovico Ortileb Faria, e do coordenador geral do evento e diretor de Pesquisa do Ifes, Sávio da Silva Berilli. Também saudaram os presentes os pró-reitores de Pesquisa, André Romero; Ensino, Adriana Pionttkovsky e Extensão, Renato Tannure.

O pró-reitor de Extensão se dirigiu aos estudantes: “Aproveitem a oportunidade que é esse encontro dos projetos de Ensino, de Pesquisa e de Extensão de todos os campi reunidos num mesmo lugar. Quebrem o gelo, se apresentem, conheçam os projetos dos colegas”, falou Tannure.

A pró-reitora de Ensino falou sobre a a importância do evento e da realização da primeira edição da Jornada de Ensino. “Aqui tem muito trabalho envolvido de todos do Ifes. Esse é o nosso momento”, destacou Adriana .

O pró-reitor de Pesquisa destacou a relevância da Jornada. “Se queremos falar em soberania, temos que falar de pesquisa científica, de inovação, de ensino e de extensão”, lembrou Romero.

A programação acontece até esta quarta-feira (28) e conta com palestras, mesas-redondas, workshops e atividades culturais, além de apresentações de trabalhos em formatos de pôster digital, comunicação oral e mostra. O evento é aberto ao público.

Acesse o site da II Jornada de Integração do Ifes.

Confira a programação.

Fonte: ACS - Assessoria de Comunicação Social - Reitoria.