Página inicial > Notícias > Proex divulga edital de bolsas de iniciação à Extensão

Proex divulga edital de bolsas de iniciação à Extensão

Publicado: Quinta, 19 de Abril de 2018, 16h14 | Última atualização em Terça, 12 de Junho de 2018, 17h43

Inscrições para o Paex 2018 podem ser feitas até 21 de maio.

Com o objetivo de conceder bolsas para estudantes de cursos técnicos, de graduação, de formação inicial e continuada, e de pós-graduação, a Pró-reitoria de Extensão (Proex), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), divulgou o edital do Programa de Apoio à Extensão do Ifes (Paex). Os gestores da área, em cada campus da instituição, têm até o dia 21 de maio para submeter suas propostas. A expectativa é que as propostas selecionadas recebam uma bolsa por plano de trabalho.

As linhas de apoio contempladas no edital incluem: programas em rede (homologados pela Caex até 11 de maio de 2018) – que têm 20% dos recursos; programas e projetos vinculados aos programas em rede – que têm 40% dos recursos; e programas e projetos não vinculados aos programas em rede – que também têm 40% dos recursos. Os proponentes devem ser servidores efetivos (que não devem se afastar por período superior a 90 dias durante o período de execução) que coordenem os programas ou projetos, além de outros requisitos.

As bolsas são destinadas apenas a estudantes do Ifes e têm a vigência de até 12 meses, conforme plano de trabalho e de acordo com o cronograma do edital. Os valores das parcelas mensais, referentes a uma dedicação mínima de 12 horas semanais, variam entre R$ 100 e R$ 720. As propostas e toda a documentação prevista no item 10 do edital devem ser submetidas pelo e-mail fomento.extensao@ifes.edu.br.

O material será avaliado nas fases de habilitação, a partir de diversos critérios, e também por análise de mérito. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 7 de julho.

Paex

O Programa de Apoio à Extensão (Paex) do Ifes é um programa instituído no âmbito da Pró-reitoria de Extensão, destinado a fomentar o início e a manutenção de programas e projetos de extensão promovidos por estudantes e servidores do Ifes, além de membros das comunidades dos territórios de atuação do Ifes.

Esse programa institucional tem ênfase especial na elaboração e implementação de políticas públicas voltadas para a maioria da população, à qualificação e educação permanente de gestores de sistemas sociais e à disponibilização de novos meios e processos de produção, inovação e transferência de conhecimentos, permitindo a ampliação do acesso ao saber e o desenvolvimento tecnológico e social do país.

Acesse a página de editais da Proex.