Página inicial > Notícias > BR 259 é liberada para tráfego de veículos pesados

BR 259 é liberada para tráfego de veículos pesados

Publicado: Segunda, 19 de Março de 2018, 08h09 | Última atualização em Segunda, 19 de Março de 2018, 08h52

Com a liberação da rodovia, os alunos do Campus Itapina terão mais opções de transporte para se deslocarem até o Campus.

Desde a última sexta-feira (16/03), a BR 259 está liberada para veículos leves e pesados. Com a medida anunciada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - Dnit, os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes Campus Itapina, terão mais opções de transporte público para estudar.

Os maiores beneficiados serão os alunos que residem nos municípios de Baixo Guandu (ES) e Aimorés (MG). A medida também beneficia aos professores e servidores do Campus que residem nestes municípios.

Para o Diretor de Ensino, Professor Dr. Messenas Miranda Rocha, a liberação do transito da BR 259 para veículos leves e pesados, mesmo que em meia pista e em sistema de pare e siga, melhorará a qualidade de vida dos estudantes internos, semi-internos e externos que residem em diversas cidades do Leste Mineiro e Noroeste Capixaba atendidos pelo Campus Itapina. Ainda segundo Messenas, "essa medida trará benefícios para toda a comunidade acadêmica e escolar, incluindo professores e alunos de todo o Campus".

Para o Coordenador Geral de Ensino, Professor Silvio Cesar Assis dos Santos, com a liberação da BR 259, o Campus Itapina poderá dar sequência ao seu trabalho didático pedagógico, com qualidade, sem a necessidade de interrupções ou reduções da jornada diária de aula.

As aulas do período integral (turnos matutino e vespertino) retornão ao horário normal, das 07h20min às 15h45min e no período noturno das 18h45min às 22h. No Campus Itapina as aulas são de 55 minutos cada.

A Coordenadoria Geral de Assistência à Comunidade - CGAC, informa que os horários de ônibus das empresas de transporte público tanto para o Ifes Campus Itapina, quanto para os municípios da região, retornaram ao normal neste sábado (17/03). Para conhecer o horário dos ônibus é só acessar: http://www.itapina.ifes.edu.br/index.php/horario-de-onibus

De acordo com Fábio Adonias Monteiro, Coordenador da CGAC, os alunos internos, semi-internos e externos, deverão ficar atentos aos horários de chegada e saída do Campus Itapina e verificar, sempre que possível, no site do Campus Itapina se os horários foram alterados. Segundo ele, "sempre que há alteração nos horários dos ônibus, o horário é corrigido e publicado nos murais e no site do Campus".

A CGAC orienta ao alunos usuários de transporte privado, que verifiquem junto às empresas que prestam o serviço o horário e o itinerário a ser executado após a liberação da rodovia. Fabío Adonias, expliqua que "as famílias deverão se planejar para que o transporte dos alunos e o retorno deles ao Campus não seja prejudicado, pois existem horários que deverão ser cumpridos, principalmente em relação ao restaurante do campus e as aulas".

Em nota, o Dnit esclarece que novas interdições pontuais poderão ocorrer no trecho da BR 259 nos próximo quatro meses. Este é o prazo para conclusão das obras de emergenciais contenção do talude na BR 259.

Maiores esclarecimentos poderão ser realizados através do telefone (27) 3723-1221 (CGP) ou (27) 3723-1261 (CGAC).

Entenda o caso

A BR 259 estava interditada totalmente desde o início de fevereiro, na altura do distrito de Itapina, no trecho entre os municípios de Colatina e Baixo Guandu, no Estado do Espírito Santo, devido a rochas que cairam sobre a rodovia, durante fortes chuvas que assolaram a região no início de fevereiro. Durante cerca de três semanas o trânsito na BR 259 ficou totalmente interditado e a única opção dos alunos que residem em Baixo Guandu (ES) e Aimorés (MG) era passar por um desvido pelas rodovias estaduais ES 446 e ES 164, o que aumentava a viagem em cerca de duas horas e meia.

Outra opção utilizada pelos alunos foi a balsa de Itapina, contudo, a mesma foi interditada pela Marinha do Brasil devido a falta de habilitação adequada dos seus condutores.

Desde o início de março, a BR 259 vinha funcionando com interdição parcial, no sistema de pare e siga apenas para veículos com até 10  toneladas. A partir de 16/03, o trânsito na rodovia foi liberado para veículos leves e pesados. Contudo, há retenção parcial com sistema de pare e siga.