Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Ifes Campus Itapina realiza Projeto Boas Vindas em 2018
Início do conteúdo da página

Ifes Campus Itapina realiza Projeto Boas Vindas em 2018

Publicado: Quinta, 08 de Fevereiro de 2018, 19h36 | Última atualização em Quinta, 08 de Fevereiro de 2018, 19h39

O Projeto Boas Vindas será realizado de 05 a 09 de fevereiro.

O Ifes Campus Itapina realiza entre os dias 05 a 09 de fevereiro, o projeto Boas Vindas, cujo objetivo é recepcionar os alunos, acolher e integrar alunos internos, semi-internos, veteranos e ingressantes e sensibilizá-los a respeito das normas e regulamentações de funcionamento do campus adaptando-os ao novo ritmo de estudos.

A Semana de Integração, como é conhecida a acolhida dos alunos durante o Projeto de Boas Vindas, ocorre durante todo o dia, das 07h às 15h35min. Os alunos veteranos serão dividos por série e participarão de palestras e treinamentos exclusivos, com foco na formação profissional, no respeito a ética, conduta e disciplina e no desenvolvimento teório e prático das habilidades e competências de cada área formativa de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso - PPC. Os alunos ingressantes serão divididos em grupos de acordo com a turma e o curso no qual estão matriculados e desenvolverão atividades de integração, socialização e adaptação ao no ritmo de estudos que terão com o início do período letivo.

Na segunda-feira (05/02), a partir das 07h, os alunos serão recepcionados e haverá a organização do regime de internato e semi-internato. A partir das 12h, no Ginásio Sebastião Pelúsio Campos, haverá reunião de pais, contando com a presença de pais e aluno, com a apresentação de toda a equipe gestora do campus, bem como de professores e profissionais técnicos administrativos que atuarão diretamente com os alunos. No mesmo horário os alunos veteranos participarão de palestras sobre o Estágio Curricular Supervisionado e Assistência Estudantil.

Na terça-feira (06/02), as atividades iniciam as 07h40min. Os alunos ingressantes participarão de dinâmica inicial de integração, aproximação e convivência. Ao longo da manhã, os grupos formados visitarão as seguintes Unidades de Produção do Campus: Agroindústria, Culturas Perenes, Culturas Anuais e o Complexo de Laboratórios. Durante o período vespertino, os alunos ingressantes receberão diversas orientações e informações de setores como Biblioteca, Coordenadoria de Registros Acadêmicos, a Coordenadoria Geral de Assistência a Comunidade e Setor de Atendimento Biopsicossocial. Já os alunos veteranos, participarão de palestra sobre o Bullying durante todo o dia. A noite, haverá atividades de socialização e informes exclusivos aos alunos matriculados no regime de Internato.

Na quarta-feira (07/02), as atividades iniciam às 07h20min com os alunos ingressantes continuando as visitas aos setores e Unidades de Produção do Campus. Serão visitadas a Aquicultura, a Horticultura, a Avicultura e o setor de Infraestrutura. A tarde os ingressantes terão orientações e informações pedagógicas pertinentes ao curso e ao desenvolvimento didático pedagógico do discente e participarão de um momento de acolhida e integração com todos os professores. Pela manhã, os alunos veteranos terão aula.

Na quinta-feira (08/02), pela manhã, os ingressantes continuarão as visitas aos setores e Unidades de Produção do Campus. Serão visitadas a Aquicultura, a Horticultura, a Avicultura e o setor de Infraestrutura. Já os alunos veteranos, terão aula normal pela manhã. A tarde o Grêmio Estudantil realizará um encontro com alunos egressos que farão um depoimento sobre a importância da atuação do grêmio estudantil. Finalizando as atividades do dia, haverá um bate papo com os Coordenadores dos Cursos Técnicos em Agropecuária e Zootecnia e também contará com participação da Coordenação da Base Curricular Comum. Durante o bate papo, haverá a reflexão sobre os seguintes questionamentos: Qual o objetivo do Curso Técnico? Qual o perfil do aluno de um curso técnico? O que o aluno pode esperar de um coordenador do curso técnico?

Finalizando o projeto Boas Vindas, na sexta-feira (09/02). Pela manhã e a tarde, os alunos ingressantes visitarão as unidades de produção da Bovinocultura, Suinocultura, Caprinocultura, Ovinocultura e o Complexo de Laboratórios. Os alunos veteranos terão aula normal.

Segundo o Coordenador Geral de Ensino, professor Silvio Cesar Assis dos Santos, é importante destacar, a participação dos alunos veteranos em todo o processo de acolhida, recepção e adaptação. "Em todas as visitas, sejam elas aos Setores, Unidades de Produção e Complexo de Laboratórios, os alunos ingressantes serão guiados por alunos veteranos. Eles serão guias, instrutores e agentes integradores de socilização", completa o professor Sílvio.

Para o Diretor de Ensino, professor Messenas Miranda Rocha, é fundamental a participação dos docentes no processo de adaptação e integração dos alunos durante o Projeto Boas Vindas.  Segundo ele, "O nosso corpo de docentes é extremamente bem formado, em sua maioria Mestres e Doutores, sempre que precisamos, podemos contar com eles. Eles estão sempre no meio dos alunos, conversando e interagindo com eles. É uma equipe fantástica. Sem eles não conseguiríamos realizar a Semana de Integração com a qualidade que o Ifes requer".

O projeto Boas Vindas ocorre anualmente, sempre durante a primeira semana letiva. É organizado pela Direção de Ensino e conta com o apoio de toda a equipe gestora e setores do Campus. O Diretor Geral, professor Fabio Lyrio Santos, enfatiza a natureza de parceria que envolve o projeto. Segundo ele: "O Projeto Boas Vindas não é um evento organizado pela coordenação A ou B, ou promovido pelo curso X ou Y. Todo o Campus abraça o projeto. Desde a equipe gestora, passando pelo corpo técnico adminitrativo, professores, grêmio estudantil, pelos próprios estudantes veteranos até encontrar os alunos, sejam eles ingressantes ou veteranos", ressalta Fabio.

O projeto Boas Vindas, desenvolvido no formato de semana de integração é exclusivo para alunos da educação profissional técnica de nível médio. Os alunos dos cursos superiores são recepcionados com uma aula inalgural, agendada para o dia 01/03.

Para maiores informações entre em contato com a Coordenação de Gestão Pedagógica pelo telefone: 27-3723-1221 ou pelo e-mail: ngp.itapina@ifes.edu.br

Clique aqui para visualizar a programação completa do Projeto Boas Vindas.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página