Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Concurso internacional de comunicação para pesquisadores recebe inscrições até 28 de fevereiro
Início do conteúdo da página

Concurso internacional de comunicação para pesquisadores recebe inscrições até 28 de fevereiro

Publicado: Terça, 30 de Janeiro de 2018, 09h39 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2018, 09h39

O FameLab é organizado pelo British Council e propõe a produção de vídeos de 3 minutos para explicar um conceito científico.

Estão abertas as inscrições para o concurso FameLab 2018, organizado pelo British Council em 32 países, simultaneamente, com o objetivo de aproximar cientistas e público em geral, por meio da contextualização e abordagem de temas científicos no dia a dia da sociedade. O desafio proposto no concurso é produzir vídeos de até 3 minutos que expliquem um conceito científico ou tecnológico de forma criativa e sem edição ou apoio de dispositivo eletrônico, para mostrar sua importância ou impacto na vida cotidiana.

Podem participar pesquisadores que estejam matriculados em programas de pós-graduação como bolsistas do CNPq, da Fapes ou outras fundações listadas no edital; e também podem se inscrever, como não bolsistas, pessoas com idade mínima de 21 anos com mestrado (stricto sensu), doutorado, pós-doutorado e livre-docente, em andamento ou concluído, nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharias em uma Instituição de Ensino Superior (IES) brasileira reconhecida pelo MEC.

A submissão dos vídeos (em duas versões – português e inglês) deve ser feita pelo site www.famelab.com.br até 28 de fevereiro. Os interessados podem se inspirar assistindo os vídeos do FameLab global e da semifinal brasileira de 2017.

Seleção
A etapa da semifinal brasileira será em abril com a participação de pessoas de todas as regiões do País. Os autores dos 30 melhores vídeos (julgados pelo conteúdo, clareza e carisma) ganharão passagem e estadia para ficar de 23 a 27 de abril no Rio de Janeiro, onde serão treinados por um especialista britânico da comunicação para se apresentarem ao vivo no Museu do Amanhã diante de um comitê avaliador e convidados.

Serão selecionados dez finalistas, que passarão por outra etapa de treinamento e farão uma nova apresentação para concorrer ao grande prêmio: uma viagem para disputar as finais no Reino Unido, durante o Festival de Ciência de Cheltenham, que acontece de 4 a 10 de junho, na Inglaterra.

O FameLab conta, no Brasil, com a parceria do Museu do Amanhã, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

*Com informações do British Council.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - ACS - Ifes - Reitoria.

registrado em:
Fim do conteúdo da página