Página inicial > Notícias > Conheça a Política de Assistência Estudantil do Ifes

Conheça a Política de Assistência Estudantil do Ifes

Publicado: Quinta, 18 de Janeiro de 2018, 13h07 | Última atualização em Quinta, 18 de Janeiro de 2018, 13h07

Saiba quais são os auxílios que a instituição disponibiliza, quem tem direito e como solicitar.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) oferece um programa com diversos auxílios para atendimento de estudantes em vulnerabilidade social, ou seja, que possuem renda familiar per capita inferior a 1,5 salário mínimo por mês. O objetivo é promover ações que contribuam para a equidade no processo de formação de seus estudantes, prevenindo e minimizando as taxas de reprovação e evasão escolar. As ações fazem parte da Política de Assistência Estudantil do Ifes, criada em 2011 a partir de uma discussão coletiva, que envolveu estudantes e servidores da instituição.

Entre os auxílios específicos para estudantes em vulnerabilidade social estão os de Material Didático e Uniforme, Moradia, Alimentação, Transporte, Financeiro e Monitoria. A instituição também oferece alguns programas universais, que envolvem toda a comunidade discente, como o de Incentivo a Atividades Culturais e de Lazer; o de Apoio à Pessoa com Necessidade Educacional Especial; o de Ações Educativas/ Formação para Cidadania; e o de Programa de Atenção Biopsicossocial.

Os campi de Alegre, Itapina e Santa Teresa também ofertam vagas para internato, regime em que o aluno fica hospedado na estrutura do campus durante todo o período letivo, conforme disponibilidade de vagas e critérios de seleção que variam de unidade para unidade. Com a realização dessas ações, o Ifes espera que o desempenho acadêmico dos estudantes não seja afetado por condições econômicas, sociais, políticas, culturais e de saúde. O recurso utilizado nos programas é proveniente do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).

Como acessar e quem tem direito
Os auxílios são concedidos por meio de editais publicados por cada campus, a partir de alguns critérios estabelecidos nesses editais. Acesse a página dos Editais de Assistência Estudantil do Ifes.

Para saber mais informações sobre a Política de Assistência Estudantil do Ifes, acesse também os seguintes documentos:
Resolução Do Conselho Superior Nº 19/2011 | Anexo I
Portaria nº 1.602, de 30 de dezembro de 2011| Anexos I e II

Entenda os auxílios e programas
Valores e número de vagas para os auxílios Material Didático e Uniforme, Moradia, Alimentação, Transporte, Financeiro e Monitoria variam de campus para campus, em função do planejamento orçamentário anual e da demanda em cada unidade. Os estudantes que atendem aos requisitos estabelecidos nos editais passam por um estudo social, realizado por assistentes sociais da Instituição e, quando selecionados, são acompanhados por uma equipe multidisciplinar, e devem se comprometer em ser assíduos nas aulas e não cometer infrações previstas no Código Discente do Ifes, entre outros compromissos.

* Programa de Incentivo a Atividades Culturais e de Lazer
Promoção de atividades lúdicas, esportivas e culturais, que contribuam para a formação
física e intelectual dos estudantes, propiciando a inclusão social, na perspectiva da formação cidadã. Entre as ações deste programa estão eventos como as semanas de Arte e Cultura, os festivais de Música e os jogos estudantis.

* Programa de Apoio à Pessoa com Necessidade Educacional Especial
Apoio às ações empreendidas pelos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napnes) dos campi, contribuindo para a efetivação do atendimento educacional especializado aos estudantes que apresentarem tal demanda. Entre as ações desenvolvidas dentro deste programa está a compra de materiais e equipamentos assistivos.

* Programa de Ações Educativas e Formação para Cidadania
Promove a discussão de temas transversais ao currículo escolar para ampliar o domínio teórico dos estudantes em temas relevantes para sua educação e participação cidadã. Entre as ações deste programa estão eventos como os seminários de Humanidades, e os “Ifes na Praça” e “Ifes na Praia”. semanas de Arte e Cultura, os festivais de Música e os jogos estudantis.

* Programa de Atenção Biopsicossocial
Implemento de ações de acompanhamento psicológico, orientação e acompanhamento social, educação preventiva, campanhas educativas, atendimento ambulatorial, equipamentos assistivos à saúde, primeiros socorros para promover o bem-estar biopsicossocial dos estudantes.

* Regime de Internato
O Campus Itapina também oferta vagas para internato, regime em que o aluno fica hospedado na estrutura do Campus durante o período letivo.

Campus Itapina
Exclusivo para estudantes do sexo masculino, menores de 21 anos. As vagas são distribuídas entre os estudantes de cursos técnicos Subsequentes e de cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. As vagas são distribuídas de acordo com a classificação no processo seletivo. Em caso de empate, são utilizados os critérios como condição financeira e maior distância da residência do candidato. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 3723 1236 ou (27) 3723 1261.