Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Diretor Geral do Campus Itapina toma posse na Reitoria
Início do conteúdo da página

Diretor Geral do Campus Itapina toma posse na Reitoria

Publicado: Quarta, 20 de Dezembro de 2017, 16h02 | Última atualização em Quarta, 20 de Dezembro de 2017, 16h10

Cerca de 200 pessoas compareceram à solenidade que aconteceu na última sexta-feira (1°), na Fábrica de Ideias.

imagem sem descrição.

Cerca de 200 pessoas, entre servidores, alunos e parceiros do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), participaram na última sexta-feira (1º), da cerimônia de transmissão de cargo de reitor da instituição e posse definitiva dos 17 diretores-gerais eleitos este ano. Na solenidade, o novo reitor do Ifes, Jadir Pela, também apresentou à comunidade a nova equipe gestora da Reitoria, formada pelos pró-reitores, diretores sistêmicos e pela chefia de gabinete. A solenidade, que aconteceu na Fábrica de Ideias, marcou o início oficial da nova gestão do Instituto.

O reitor antecessor do Ifes, Denio Rebello Arantes, fez uma retrospectiva de sua gestão apresentando os desafios, os resultados e a evolução da instituição nos últimos oito anos. O reitor também agradeceu às pessoas que deram a ele as oportunidades que o conduziram ao cargo de reitor e à equipe que trabalhou com ele durante todo o tempo de gestão.

“Passamos de 13 mil a 27 mil alunos; de 1600 a 3 mil servidores; e de uma verba de custeio de R$ 35 milhões a R$ 80 milhões. Construímos uma nova visão para a instituição, verticalizando o ensino, aumentando o número de graduações e pós-graduações. Hoje 70% dos nossos campi tem ensino superior e 60% dos cursos estão no interior, possibilitando às pessoas o acesso a cursos de qualidade em suas cidades. Investimos em inovação e empreendedorismo, com a Agifes e os núcleos incubadores; ingressamos e expandimos a educação a distância. Hoje temos 34 polos ead e milhares de estudantes”, destacou o ex reitor.

Denio também destacou os avanços da comunicação institucional. “Hoje temos no Facebook cerca de 102 mil seguidores, e fomos premiados nos prêmios Marca de Valor e Recall de Marcas, nos últimos dois anos. Precisamos avançar ainda mais nessa área, já que a sociedade precisa saber de tudo que realizamos. A sociedade é o nosso maior defensor”, afirmou. O gestor também citou os resultados da instituição em provas e olimpíadas, nacionais e internacionais, em diversas áreas, como robótica e matemática, além de resultados no Enem.

Para encerrar a sua fala, o reitor antecessor também citou a criação da Editora do Ifes e do Centro de Treinamento de Cães Guias, do Campus de Alegre; sua passagem pela presidência do Conif; e afirmou que todas as conquistas são resultados de um esforço coletivo de técnicos administrativos, professores, terceirizados e alunos. “Hoje, oito anos e sete meses depois, eu espero entregar uma instituição de excelência e um bom lugar para trabalhar. Agradeço muito a todos que trabalharam comigo durante essa jornada. Desejo sorte e todo sucesso para o Jadir”, finalizou o gestor.

Após o discurso, o cargo de reitor da instituição foi transferido simbolicamente, por meio da entrega do termo de posse ao novo reitor, Jadir Pela. Em seu discuso, Jadir citou a criação do Ifes, com a junção das antigas escolas agrotécnicas do estado e o Cefetes, processo que acompanhou pessoalmente em 2008. “O Ifes nasceu de um sonho e hoje sou testemunha de seu sucesso. Afirmo com humildade que somos um dos melhores institutos federais do país, com base nos resultados de uma educação humana e inclusiva. Somos formados por pessoas, princípios, crenças, e valores que são norteados pela integração, inovação, empreendedorismo e diálogo”, afirmou Jadir.

O novo reitor apresentou os seus objetivos futuros e os princípios que nortearão o seu trabalhos nos próximos quatro anos. Entre as questões citadas por ele, estão: aumentar a captação de recursos, incentivar a atuação empreendedora; ressignificar o papel da Reitoria e implementar a Reitoria itinerante; viabilizar intercâmbio entre os campi; aproximar as carreiras de técnicos e docentes; implementar um programa de qualidade de vida no trabalho; apoiar a realização de eventos científicos, tecnológicos, culturais; e consolidar a identidade do Ifes.

“Todos os objetivos e valores foram construídos por servidores do Ifes, logo após o resultado do processo eleitoral, e eles nortearão o nosso trabalho daqui por diante, tendo como base também os documentos institucionais. Eles também dialogam com o plano da nossa campanha e com as práticas de governança preconizadas pelo Tribunal de Contas da União, além de outras boas referências. Nos próximos 90 dias vamos construir um plano de governo de forma participativa, que será um alicerce para a revisão do PDI e do planejamento estratégico”, afirmou.

A solenidade também contou com a participação do deputado federal Evair de Melo, que é ex-aluno da instituição. “Venho falar hoje como um ex-aluno muito orgulhoso dessa instituição. O cenário nacional não é bom, por isso, sempre temos que dar respostas à sociedade, apresentar os resultados, que tem se mostrado excelentes. Tenho muito carinho e respeito pelo Ifes, parabenizo o Denio pela caminhada, e seguimos com tranquilidade e juízo com o Jadir. Sinto uma obrigação em retribuir o que essa instituição fez por mim”, afirmou o deputado.

Após o discurso, o reitor Jadir, representando os servidores do Ifes, entregou ao seu antecessor uma placa de agradecimento, pelos anos dedicados ao crescimento e à consolidação da instituição. A diretora do Cefor, Vanessa Battestin Nunes, também homenageou o ex reitor pela dedicação em prol do cefor, com a entrega de uma placa de agradecimento.

Posse definitiva dos diretores-gerais
Para abrir o momento de posse definitiva dos novos diretores-gerais da Instituição, o presidente do Fórum de Diretores-gerais, Aloísio Carnielli, foi convidado a representar todos os novos gestores. “Somos nós que estamos na ponta, colocando os alunos na sala de aula. Estou muito confiante, senti firmeza, vontade de fazer, principalmente nos novos gestores que estão assumindo. Fico muito feliz de estar à frente desse grupo”, afirmou.

Após a fala, os novos diretores-gerais receberam os termos de posse reitor da instituição, Jadir Pela.
O diretor do Campus Cachoeiro de Itapemirim, Edson Maciel Peixoto, afirmou que a principal expectativa é consolidar o trabalho do Ifes, principalmente no interior. “Estamos recebendo uma instituição com indicadores e resultados excelentes, a ideia é continuar o trabalho e melhorar ainda mais”, afirmou.

Confira o perfil do Diretor Geral Fábio Lyrio dos Santos

Fabio Lyrio Santos nasceu em Colatina, Espírito Santo, em 9 de novembro de 1973. Casado e pai de um casal de filhos, Fabio Lyrio, como é conhecido, é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo e possui especialização em Metodologia do Ensino Superior.  Por meio da Universidade Federal de São Carlos-SP obteve os títulos de Mestre e de Doutor, ambos em Engenharia de Produção.

Durante o doutorado, teve seu projeto de pesquisa sobre qualidade e mercado do café brasileiro aprovado para fazer parte do programa de intercâmbio promovido pelo Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD) – Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, em 2012, tendo participado de um período de co-tutela na Justus-Liebig-Universität Giessen, na Alemanha.

Integrou-se ao Serviço Público Federal em 1998, ocupando o cargo de Professor efetivo na então Escola Agrotécnica Federal de Colatina (EAFCol), hoje, o Campus Itapina do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Na estrutura administrativa da EAFCol ocupou os cargos de Coordenador de Planejamento e Projetos (2002-2004) e de Chefe da Seção de Orientação da Cooperativa-Escola (2004-2005).

Na atual estrutura do Ifes, ocupou os cargos de Coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior – Pibic-Jr (2013-2016), foi membro representante docente do Conselho Superior do Instituto (2016-2017) e Coordenador do Núcleo Incubador de Empreendimentos do Campus Itapina (2014-2017), antes de se eleger Diretor Geral do Campus Itapina para o mandato 2017-2021.

Seu campo de atuação é o de Gestão Agroindustrial, tendo trabalhado projetos de pesquisa e de extensão nas áreas de sistemas agroindustriais, gestão da qualidade, mercado externo, empreendedorismo e custos de transação.

registrado em:
Fim do conteúdo da página