Página inicial > Notícias > II Dia de Campo de produção de silagem é um sucesso

II Dia de Campo de produção de silagem é um sucesso

Publicado: Sábado, 02 de Dezembro de 2017, 11h31 | Última atualização em Domingo, 03 de Dezembro de 2017, 21h41

O Evento ocorreu neste sábado (02/12) no setor de Bovinocultura do Campus Itapina.

O dia chuvoso não desanimou cerca de 180 pessoas que prestigiaram e participaram do II Dia de Campo promovido pelo Ifes Campus Itapina em parceria com a COOPEAVI e a Associação de Criadores e Produtores de Gado de Leite do Espírito Santo.

O II Dia de Campo neste ano, abordou a seguinte temática: "Produção Técnica de Silagem de Milho" e "Produção de Silagem de Milho Reidratado".

O Evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o Deputado Federal Givaldo Vieira (PT-ES), a Gerente de Produção Animal da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca - SEAG, Nara Sthefania Tedesco, representando o Secretário de Estado da Agricultura Octaciano Neto, o Diretor Geral do Ifes Campus Itapina, Prof. Dr. Fábio Lyrio Santos, o Diretor de Ensino, Prof. Dr Messenas Miranda Rocha e o Gerente Regional de Nutrição Animal da Cooperativa Agropecuária Centro Serrana - COOPEAVI, Clóvis de Souza Franco. Também estiveram presentes diversos produtores rurais da região noroeste capixaba e empresários locais, bem como alunos do Campus Santa Teresa e Itapina, servidores técnicos administrativos e docentes.

O evento iniciou às 07h30min com um café especial preparado pelo Campus Itapina, em seguida ocorreu a solenidade de abertura. Durante a solenidade, foi explicada a dinâmica de funcionamento do evento. Os participantes foram divididos em quatro grupos, cada grupo visitou uma estação específica e ao longo da manhã visitaram todas as estações.

O presidente da comissão responsável pelo Dia de Campo, Professor, Dr. Nilson Nunes Morais Júnior, frisou a importância das empresas e organizações parceiras na realização do evento e destacou a presença dos agricultores, produtores rurais e pecuaristas que estiveram presentes, pois toda a pesquisa e melhoramento de técnicas e procedimentos que o Campus Itapina realiza é para melhorar a produtividade e a rentabilidade das propriedades. Segundo ele, o objetivo principal do evento é apresentar aos produtores tecnologias aplicadas e o modelo de extensão escolhido para apresentá-las é demonstrando as situações reais com informações e executando as prática das tecnologias ali aplicadas. Para o professor Nilson, o evento só foi possível de ser realizado devido ao Campus ter as tecnologias e contar com uma equipe organizadora muito responsável no desenvolvimento e na condução do evento.

Para o Diretor Geral Fábio Lyrio Santos, o Dia de Campo é o momento em que o campus Itapina integra o ensino, a pesquisa e a extensão, transformando o Instituto Federal em um centro de excelência e referência para o homem do campo e para a sociedade.

O Gerente Regional de Nutrição Animal da COOPEAVI, Clóvis de Souza Franco, destacou a parceria existente entre a COOPEAVI e o Campus Itapina com foco no desenvolvimento de técnicas e produtos que melhoram a produtividade agrícola e garantiu a presença da cooperativa nos demais eventos realizados pelo Campus.

Durante o evento, o Deputado Federal Givaldo Vieira, informou que o Campus Itapina receberá no orçamento de 2018 uma emenda parlamentar no valor de R$ 260 mil reais para a aquisição de um moderno equipamento para o Laboratório de Análise de Solos do Campus.

O evento envolve produtores, profissionais de nível técnico e superior, como técnicos em Agropecuária e Zootecnica, Agrônomos, Zootecnistas e Veterinários, todos que atuam diretamente com a agropecuária.

O II Dia de Campo é uma atividade de Extensão do Campus Itapina, organizada por uma comissão, na qual o professor Nilson é o presidente, em parceria com a Coordenadoria Geral de Extensão, a COOPEAVI e a Associação de Criadores e Produtores de Gado de Leite do Espírito Santo, com o apoio da Sementes Biomatrix, Fertilizantes Heringer, Jumil S.A., Nogueira Máquinas Agrícolas e MMJ.

A Equipe responsável pelo II Dia de Campo de produção de silagem foi composta pelos seguintes servidores do Campus Itapina: Nilson Morais, Wilson Pancieri, Adriano Martins, Afrânio Baião, Ana Paula Berilli, Eduardo Varnier, José Francisco Mauro, Cristiani Campos, Deomar Verdin, Fábio Adonias, Luciene Bitencourt, Marcos Antônio Morgado, Raphael Magalhães, Robson Ferreira, William Filgueiras, Henrique Ferreira, Larissa Haddad e Vitório Júnior.