Página inicial > Notícias > Servidores do Ifes participaram da Redetec 2017

Servidores do Ifes participaram da Redetec 2017

Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2017, 15h39 | Última atualização em Quinta, 23 de Novembro de 2017, 15h43
imagem sem descrição.

Evento aconteceu em João Pessoa, na Paraíba, entre os dias 20 e 23 de novembro.

Uma delegação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) esteve presente na 41ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), que aconteceu em João Pessoa, na Paraíba, entre os dias 20 e 23 de dezembro. O evento, que teve como tema “Educação Profissional: acesso, permanência e êxito”, reuniu cerca de 1.800 pessoas de todo o País.

Estiveram presentes diretores-gerais, pró-reitores, o reitor da Instituição, Jadir Pela; o ex-reitor, Denio Rebello Arantes; além de alguns servidores que atuaram como equipes de trabalho e em apresentações ao longo da Reditec. A programação incluiu mesas-redondas, mostra de extensão, palestras, apresentações de experiências exitosas, entre outras atividades.

O reitor do Ifes, Jadir Pela, que já esteve presente em várias edições da Reditec desde a 10ª, destaca a importância de eventos como esse para a rede. “Vejo que é cada vez mais evidente a necessidade de compartilhar experiências, de se relacionar com pessoas que atuam na mesma área ou em outras áreas, de obter mais informações sobre ensino, pesquisa, extensão, inovação, empreendedorismo” afirmou.

O reitor também adiantou que pretende realizar um evento em moldes semelhantes no Ifes. “Penso em um grande encontro anual de servidores e alunos, com a participação também de alguns parceiros. A ideia é que todas as áreas estejam juntas, realizando diversas atividades, discutindo e dialogando sobre os trabalhos realizados em nossa rede”, anunciou.

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Ifes, Luciano Toledo, comenta sobre a participação do Ifes, especialmente neste momento. “Estamos com muitos diretores-gerais novos e é muito bom que eles vejam a dimensão de toda a rede federal, que identifiquem gestores de outros institutos semelhantes, troquem experiências”, destacou.

Homenagem a ex-dirigentes
Durante a abertura solene da Reditec 2017, o ex-reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, recebeu a medalha de mérito Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A homenagem, que é anual, é feita pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) aos que se destacam na prestação de serviços à Rede.

Mostra de Extensão e Cultura
Um dos eventos paralelos da Reditec 2017 é a Mostra de Extensão e Cultura, que reuniu projetos da área realizados em toda Rede Federal. Durante a mostra, o diretor de Extensão Tecnológica do Ifes, Rodolpho da Cruz Rangel, apresentou a Rede de Incubação organizada na instituição.

“A ideia é mostrar o modelo que estabelecemos no Ifes como forma de nortear os outros institutos que desejam começar o processo. É um modelo adaptável à realidade de todos os institutos federais. Nosso diferencial é articular as áreas de pesquisa e extensão para inovar e fazer com que o resultado chegue para a sociedade”, explicou.

Foram realizadas ainda rodas de conversas sobre diversos assuntos da área. O pró-reitor de Extensão do Ifes, Renato Tannure, participou, na terça-feira (21), de uma que teve como tema “Educação para o empreendedorismo e as políticas de extensão inclusivas”. Também estavam presentes na atividade o pró-reitor de Extensão IFSP, Wilson Matos; e a pró-reitora de Extensão do IFRO, Maria Goreth Reis.

Na oportunidade, o gestor apresentou o trabalho da Incubadora do Ifes com a Associação dos Produtores de Carne de Sol do Norte Capixaba, para o alcance da certificação de indicação geográfica. “O objetivo é emancipar o produtor rural de uma lógica de mercado em que ele produz uma commodity e recebe muito pouco. Com a indicação geográfica o produto passa a ser único, com valor agregado. Transformamos os planos de negócios e a vida das pessoas da região”, afirmou.

Denio agradeceu aos colegas de trabalho e disse estar emocionado por encerrar uma fase de entrega completa a um projeto. “Gostaria de dizer aos novos dirigentes que o nosso papel não é se lamentar, é apresentar à sociedade tudo que fazemos ou podemos fazer de grandioso. Assim ganhamos força e conquistamos novos adeptos”, afirmou.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Reitoria - ACS