Página inicial > Notícias > Campus Itapina será representado no TecnoAgro

Campus Itapina será representado no TecnoAgro

Publicado: Quarta, 22 de Novembro de 2017, 14h12 | Última atualização em Quarta, 22 de Novembro de 2017, 14h21

Evento é gratuito e acontece na Arena Shopping Vitória, nos dias 24 e 25 de novembro.

O Campus Itapina, participa, nos próximos dias 24 e 25 de novembro, do evento TecnoAgro, voltado para produtores rurais e entidades fomentadoras do agronegócio e suas tecnologias no Estado. A programação, que acontece na Arena Shopping Vitória, inclui palestras, estandes, produtos típicos, feira orgânica e atrações musicais. O evento é gratuito e aberto ao público.

A participação do campus acontecerá por meio de palestra feita pelo professor Nilson Nunes Morais Júnior, sobre “Inovações tecnológicas na pecuária leiteira”. A palestra ocorrerá das 14h às 15h, no auditório 2. Para participar de todas as palestras do evento, os interessados devem se inscrever no site do TecnoAgro.

Estande
No estande do Ifes, que estará aberto a visitação durante todo o evento, a instituição apresentará projetos dos campi de Alegre, Itapina e Montanha. O Campus de Alegre fará uma degustação de cafés que são produzidos em propriedades atendidas pela Caparó Jr, empresa júnior do campus. O orientador da Caparó Jr, João Batista Pavesi, conta que serão apresentadas cerca de seis marcas. “Teremos alguns cafés premiados e também levaremos o contato dos produtores para que as pessoas possam adquirir os produtos posteriormente”, afirma.

O Campus Itapina levará seis projetos: Irriga Fértil, um filtro para irrigação que já possui protótipo registrado por patente; Easy Milk, um balde dosador que mede automaticamente a quantidade de leite para bezerros leiteiros; Irriga Tec, um aparelho que controla a irrigação fazendo um monitoramento da umidade do solo, minimizando o desperdício de água; Thermal, um escamoteador automatizado para manutenção da temperatura adequada para leitões, com menor gasto de energia; e ChedControl, aparelho que realiza um monitoramento das condições ambientais de galpões de avicultura e automatização dos sistemas de resfriamento.

A coordenadora de Extensão do campus, Larissa Haddad Souza Vieira, comenta sobre a escolha dos projetos. “O Irriga Fértil é o único projeto que não é protótipo, já é a tecnologia que pode ser utilizada pelos produtores. Os demais são projetos bem desenvolvidos em termos de protótipos, registro de patente, entre outros aspectos. Nossos alunos vão mostrar aos produtores como funcionam e como estão as pesquisas sobre os assuntos”, destaca.

O evento é uma realização de A Gazeta, com o apoio do Ifes; do Centro do Comércio de Café de Vitória; do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper); Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sabrae); Selita, Frisa, entre outros.

A programação completa do evento também pode ser acessada no site do TecnoAgro.