Página inicial > Notícias > 2ª Edição do Cirandifes é um sucesso

2ª Edição do Cirandifes é um sucesso

Publicado: Segunda, 06 de Novembro de 2017, 20h36 | Última atualização em Terça, 07 de Novembro de 2017, 14h06

O II Cirandifes foi um sucesso de público e faz a alegria de crianças e adultos que estiveram presentes no Ginásio Sebastião Pelúzio.

No último dia 18 de outubro de 2017, o Ifes Campus Itapina promoveu o II Cirandifes. O evento reuniu centenas de pessoas, no ginásio poliesportivo "Sebastião Pelúzio" e contou com a participação de autoridades, entre elas, o Diretor Geral do Ifes Campus Itapina, o professor Dr. Fabio Lyrio Santos, o Diretor de Ensino, o professor Dr. Messenas Miranda Rocha, o Coordenador Geral de Ensino, o professor Msc. Silvio Cesar Assis dos Santos e o Coordenador do Curso de Licenciatura em Pedagogia, o professor Dr. Rogério Omar Caliari.

Em um mundo cada vez mais envolto a tecnologias, em que a velocidade do tempo parece não ser medida nos ponteiros de um relógio, mas sim, pela instantaneidade de mensagens enviadas e compartilhadas através de aplicativos móveis e com a internet cada vez mais rápida e presente em todos os lugares, uma vez que ficar "on-line", estar conectado, mais parece a premissa de uma obrigação comum a todo cidadão. A palavra brincar ficou no passado.

As crianças do século XXI não "brincam", no máximo elas "jogam", e quase sempre a distância, afirma uma aluna do curso de pedagogia envolta a uma grande quantidade de crianças.

Brincadeiras como, pular corda, cantigas de roda, brincar de pick, contação de história, jogos, entre outras das mais diversas, parecem que ficaram esquecidas e escondidas nas memórias das pessoas mais velhas.

Foi pensando em resgatar na memória, brincadeiras e jogos com o objetivo de que as crianças possam ficar mais "offline", desconectadas do mundo virtual e conectadas ao mundo real e mantendo-se próximas uma das outras e interagindo a prática e a teoria estudadas em sala de aula, que as alunas e os alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus Itapina criaram o Cirandifes.

Não é um projeto novo. Estamos na 2ª edição do evento, o primeiro ocorreu em 2016, afirma o professor e coordenador do Curso de Pedagogia, Dr. Rogério Omar Caliari. Ainda segundo o professor Caliari, como carinhosamente chamam os alunos e alunas de pedagogia o coordenador do curso, o Cirandifes ocorre anualmente, sempre no segundo semestre letivo.

É uma verdadeira festa, onde pais, filhos, professores e estudantes que um dia serão professores, integram-se formando um verdadeiro ciclo que enlaça a descontração, a proximidade, o afeto e porque não o conhecimento.

O II Cirandifes reuniu dezenas de crianças e outra dezenas de pais e alunos de pedagogia numa grande festa, com muita alegria e a certeza de que a teoria e a prática andam juntas e de braços dados.

O que mais chama a atenção e salta aos olhos de todos os presentes, é o envolvimento e o protagonismo dos alunos e alunas no desenvolvimento das atividades apresentadas. Nas palavras do coordenador do curso, o Cirandifes só acontece, porque os alunos e alunas querem e fazem acontecer.

Parabéns a todos os envolvidos!

O Que é o Cirandifes?

É um projeto das alunas do curso de Pedagogia do Ifes Campus Itapina cujo objetivo é desenvolver atividades práticas com toda a comunidade ao redor a partir das atividades teóricas estudadas em sala de aula ao longo do ano letivo.

Quem participa do Cirandifes?

Crianças das mais diversas idades, filhos, sobrinhos, netos, amigos e colegas de escola de todas as comunidades ao redor do Campus Itapina.

Como ocorre o Cirandifes?

Através de brincadeiras e atividades lúdicas que despertam o interesse e desenvolvem o cognitivo das crianças.

Quando ocorre o Cirandifes?

Anualmente, no segundo semestre, respeitando, sempre, o protagonismo dos estudantes de Licenciatura em Pedagogia que promovem o evento.

Onde ocorre o Cirandifes?

No Ginásio de Esportes do Ifes Campus Itapina.