Página inicial > Notícias > FEAB ITAPINA PARTICIPA DO 60º CONGRESSO NACIONAL DE ESTUDANTES DE AGRONOMIA

FEAB ITAPINA PARTICIPA DO 60º CONGRESSO NACIONAL DE ESTUDANTES DE AGRONOMIA

Publicado: Quinta, 17 de Agosto de 2017, 10h21 | Última atualização em Quinta, 17 de Agosto de 2017, 10h30

Entre os dias 25 e 29 de julho de 2017, ocorreu o Congresso Nacional dos Estudantes de Agronomia – CONEA – que é o maior evento de agronomia em âmbito nacional, cujo tema deste ano foi “Uma nova agricultura é possível? Qual a agronomia necessária?”.

Organizado, anualmente, pela FEAB (Federação de Estudantes de Agronomia do Brasil), é um dos eventos de maior história dentro do movimento estudantil nacional e da agronomia, sendo que, em 2017, foi realizada sua 60° edição na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Nesta edição, houve vários debates relacionados à crise que vive o campesinato brasileiro, que cada vez mais cede espaço ao agronegócio, que retira o trabalho dos agrônomos e implanta um modelo de produção extrativista e explorador, que acarreta na baixa produção de alimentos que abastecem a população. Outro ponto relevante, foi o papel das universidades de agronomia, que vem repetindo essa lógica degradante, que não contribui para o avanço da agricultura familiar, uma vez que essa é a base do estado do Espirito Santo e de vários outros pelo país.

Atualmente, o CONEA é composto por painéis, painéis paralelos, oficinas e vivências, grupos de discussão, plenárias regionais de entidades de base (PREB), plenárias nacionais de entidades de base (PNEB) e Plenária Final, onde todos esses espaços são pautados por discussões sobre a agronomia, as atividades agropecuárias, o meio agrário brasileiro, os movimentos sociais, a sociedade e questões inerentes ao movimento estudantil. Participando ativamente, desde 2013, dentro da FEAB e no CONEA, o Ifes campus Itapina volta da região sul com a coordenação regional III da FEAB, com o dever de coordenar todas as escolas de agronomia da região sudeste nos debates que tangem essa área da engenharia, para além da universidade, contribuindo para o desenvolvimento do campesinato regional. Os estudantes da FEAB Itapina, que vem aumentando seu papel dentro agronomia no Brasil, após desenvolver a coordenação regional do último ano e um núcleo de trabalho permanente em educação, traz consigo também o papel da construção do Encontro Regional de Agroecologia que ocorrerá em 2018, além de protagonizar a construção da plenária nacional das entidades de base da FEAB.

Engajados com as responsabilidades, os estudantes da FEAB do Ifes, estão cada vez mais organizados em busca de uma agronomia sustentável, que respeite a terra e todos os atores que nela atuam, além de uma universidade pública, gratuita e qualidade, sempre objetivando a transformação da sociedade para que ela seja mais justa e soberana para o povo.