Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Núcleo de Educação Ambiental e Agroecologia

Publicado: Segunda, 21 de Maio de 2018, 14h54 | Última atualização em Quinta, 29 de Abril de 2021, 16h06

Índice de Artigos

 

 

 

 

 

 

O Núcleo de Educação Ambiental e Agroecologia - NEAA do Campus Itapina, é um órgão colegiado vinculado à Coordenadoria Geral de Extensão.

Integrado e presente ao NEAA se encontra o Núcleo de Estudos em Agroecologia - NEA. Ambos se constituem como espaços para o desenvolvimento de estudos, ensino, pesquisa e, principalmente, extensão.

O NEAA pode, também, ser ampliado como programa estruturante para o desenvolvimento de técnicas de manejo e processos formativos com a comunidade local, bem como espaço para práticas de ensino, pesquisas e extensão em Sustentabilidade e Agroecologia.

O Núcleo nasce a partir da necessidade de demanda sócio educacional específica no que tange ao fortalecimento de um diálogo em rede realizado pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo visando, ao mesmo tempo, estimular os estudantes e servidores do Campus Itapina a utilizarem alternativas metodológicas condizentes com o contexto socioambiental contemporâneo, aproximando o ensino, a pesquisa e, prioritariamente, a extensão. Contempla a área da Educação Ambiental e Agroecologia, procurando também, potencializar o diálogo entre a educação básica e o meio acadêmico.

Diante de um quadro cada vez mais ameaçador em que se encontram os sistemas responsáveis pela manutenção da vida, impõem-se a necessidade de ações que promovam e/ou incentivem outros arranjos produtivos e formas sustentáveis de se relacionar com o espaço. É nesse sentido que a proposta do Núcleo objetiva promover e desenvolver estudos, pesquisas e extensão de caráter interdisciplinar bem como integrar e potencializar ações e práticas já existentes, articuladas com diferentes setores da sociedade, buscando contribuir com construção de socieadades comprometidas com a sustentabilidade socioambiental da comunidade onde se insere o NEAA, bem como, também, potencializar as ações em rede no Instituto Federal do Espírito Santo.

O caráter do Núcleo é transdiciplinar e multidimensional, devendo estar sempre aberto à comunidade e apresenta como metas incrementar a comunicação, o debate e a reflexão entre educadores, professores e estudantes esperando-se com isso contribuir com o desenvolvimento, responsável ambientalmente, da região em que se encontra o Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Itapina. Ao mesmo tempo, almeja potencializar a rede de Educadores Ambientais e fomentar a criação de outros Núcleos de Educação Ambiental.

Espera-se, ainda, que a criação do Núcleo estimule o debate e a reflexão em torno da problemática ambiental, presente em contexto local e global, podendo sensibilizar, conscientizar e provocar outras relações com espaço no qual convivemos.

A coordenação Geral do NEAA no Campus Itapina é exercida pela Professora Flávia Nascimento Ribeiro ou pelos membros da coordenação do núcleo, nos termos da legislação vigente.

Coordenação Geral do NEAA
Rosinei Ronconi Vieiras
Portaria nº 64 de 19/03/2021
rosinei.vieiras@ifes.edu.br
27 3723-1221

Coordenação Geral do NEAA - Coordenação Adjunta
Tessa Chimalli
Portaria nº 64 de 19/03/2021
tessa.chimalli@ifes.edu.br
27 3723-1221

Conheça a equipe do NEAA do Campus Itapina

Coordenador Geral: Rosinei Ronconi Vieiras

Coordenadora Geral Adjunta: Tessa Chimalli

Coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental: Tessa Chimalli

Membros Servidores: Alexandre Gomes Fontes, Anderson Mathias Holtz, Bruno Andreatta Scotá, Carolina Maria Palácios de Souza, Débora da Cunha Cassuce, Eliza Cristina Soares de Carvalho, Evandro Chaves de Oliveira, Flávia Nascimento Ribeiro, Geraldo Pereira de Araújo, Jadier de Oliveira Cunha Júnior, João Baptista Pereira Corrêa, Karla Percília da Silva Fortes, Kátia Silene Zorthéa, Leandro Glaydson da Rocha Pinho,  Marco Antônio Dell'Orto Morgado, Maria Tereza Ferreira de Morais, Patrícia Soares Furno Fontes, Raphael Magalhães Gomes Moreira, Rosinei Ronconi Vieiras, Ronilda Lanna de Aguiar, Veredino Louzada da Silva Júnior.

Membros Discentes: Alexandre Taffner Chiabai, Arnaldo Nickel Neto, Mairce Ferreira Soares de Aguiar, Lorena Rafaela da Rocha Alcântara e Wilder Jonatan Peixoto.

Clique aqui e acesse o Regimento Interno do NEAA.

Clique aqui para baixar a portaria do NEAA nº 341 de 2018 - Revogada.

Clique aqui para baixar a portaria do NEAA nº 64 de 2021 - Revogada.

 


 São atribuições do Núcleo de Educação Ambiental e Agroecologia:

I - Promover a integração entre os participantes por meio de reuniões, encontros e eventos, cursos e outras atividades que possam auxiliar na divulgação e debate dos conhecimentos relacionados às questões socioambientais e agroecológicas;

II - Assessorar na elaboração e na execução de projetos relacionados à Educação Ambiental, sustentabilidade e Agroecologia;

III - Promover o intercâmbio de informações e a colaboração com demais atividades afins;

IV - Estabelecer e desenvolver contatos com órgãos do Ifes e de quaisquer outras instituições, empresas e/ou organizações de caráter Particular, Municipal, Estadual e Federal, com a finalidade de promover intercâmbio de projetos;

V - Manter o campus informado sobre as atividades do NEAA;

VI - Colaborar na elaboração, na estruturação e na implantação de unidades de pesquisa e extensão relacionadas às áreas em questão;

VII - Assegurar entidades, grupos constituídos e movimentos externos ao campus no que diz respeito à elaboração e execução de projetos de interesse na área de Educação Ambiental, Sustentabilidade e Agroecologia;

VIII - Servir de canal institucional, nos limites de sua competência, para a obtenção de recursos internos e externos ao campus, destinados à realização de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão na área de Educação Ambiental, Sustentabilidade e Agroecologia;

IX - Fornecer declarações de participação em projetos de pesquisa, extensão, seminários e outros eventos promovidos pela NEAA;

X - Preparar relatório anual de suas atividades e encaminhá-lo à Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Campus.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página