Licenciatura em Pedagogia

Última atualização em Segunda, 19 de Dezembro de 2022, 12h03

O curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de profissionais para exercer funções de docência na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar.

Perfil do Profissional

O Curso de Pedagogia objetiva formar profissionais com sólidas bases em conhecimento teórico-científico, sociopolíticos e filosóficos que, através de suas inserções crítico-reflexivas em instituições educacionais e outros espaços educativos, promovam o desenvolvimento e a valorização dos seres humanos, pela elaboração e construção nos processos de ensinar e de aprender. Que busca participar na construção de uma sociedade democrática, igualitária, justa e solidária, consoante com os princípios de humanização, formando professores, capacitados à gestão de aprendizagens e do ensino, comprometidos com a cidadania e, acima de tudo, com as concepções da inclusão social e da valorização identitária das chamadas minorias.

O pressuposto central do curso ancora-se na formação de egressos que saibam constantemente mobilizarem-se na articulação de conhecimentos transformando-os em ação, articulando-os enquanto vertentes teóricas e práticas, compreendendo a coerência entre o referencial de sua preparação e constituição organizacional dos locais de sua atuação profissional.

Área de Atuação

O Curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de profissionais para exercer funções de docência na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, e na Gestão em Ambientes Educativos formais e não formais.

Além das atividades docentes, o licenciado em Pedagogia também pode atuar na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando:

- Planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação;

- Planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não-escolares;

- Produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.

Campus em que o curso é ofertado

Campus Itapina

Modalidade Presencial

Tipo Licenciatura

Horário Noturno

Duração 4,5 anos

Quantidade de vagas/ano 40

Periodicidade da oferta Anual

Ato de autorização Resolução CS nº 55, de 15 de dezembro de 2014

Ato de de reconhecimento Não há

Ato de renovação de reconhecimento Não há

pedagogia.itapina@ifes.edu.br

Projeto Pedagógico do Curso

Clique aqui e conheça mais sobre o curso.

registrado em: ,